1ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória realiza curso virtual de preparação para adoção

tela de aplicativo de videochamadas

Curso visa proporcionar aos pretendentes as mesmas experiências vivenciadas na modalidade presencial.

Pretendentes à adoção do Juízo de Vitória participam, esta semana, do curso online de preparação virtual, promovido pela 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital. A formação é obrigatória para quem deseja adotar, sendo um pré-requisito para, após o cumprimento das fases da habilitação, ser inserido no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA/CNJ).

Com a pandemia de Covid-19, houve a necessidade de proporcionar aos participantes o acesso ao curso na modalidade virtual, com a garantia das mesmas experiências vivenciadas no formato presencial.

A programação é composta de cinco encontros, com 3 horas de duração e carga horária total de 15 horas, que contempla os aspectos psicossociais e jurídicos da adoção, e o esclarecimento das principais dúvidas, mitos e preocupações dos pretendentes, que precisam ser superadas para que possam receber as crianças e adolescentes como filhos.

A formação também conta com depoimento de uma família que passou pela experiência de adoção na Vara e, ainda, a exibição de um vídeo dos serviços de acolhimento institucional do município, com o objetivo de promover minimamente o desejável contato dos pretendentes com as crianças e adolescentes, conforme recomendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com esse mesmo intuito, a equipe interprofissional da unidade judiciária foi estimulada pela juíza Lorena Miranda Laranja do Amaral, a organizar um tutorial com práticas a serem cumpridas pelos cursistas para que possam aproveitar melhor os conteúdos, como participação pela modalidade virtual nos mesmos moldes do modelo presencial, com integralidade de conteúdos, pontualidade nos horários estabelecidos e dedicação exclusiva ao encontro.

Esta é a segunda edição do curso, que teve início no dia 13/05 e termina esta semana. Já a edição piloto aconteceu no mês de abril deste ano, com um número limitado de participantes, para que fosse possível realizar os ajustes necessários e avaliar os resultados obtidos, que, de fato, superaram as expectativas da equipe da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória.

Serviço

Pessoas interessadas em adotar devem fazer contato com a Vara da Infância e da
Juventude de sua cidade. Os telefones e e-mails das unidades do Poder
Judiciário do Espírito Santo estão disponíveis no link: https://www.tjes.jus.br/consultas/telefones-enderecos/

Vitória, 25 de maio de 2021
Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações de Zaquielle Zamprogno) | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br