1ª Vara da Violência Doméstica de Vitória disponibiliza jogo da memória educativo

A brincadeira para educar as crianças já era utilizada nas ações do programa “Maria da Penha Vai” e agora pode ser baixada e impressa em casa pelas famílias.

Em tempos de pandemia, um dos grandes desafios enfrentados pelas famílias é conciliar trabalho, tarefas do lar e educação dos filhos. Foi pensando nisso, que a 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória disponibilizou para download o Jogo da Memória “Educando para a Equidade entre Meninas e Meninos”.

O jogo, que leva tanto crianças como pais e avós a refletirem sobre a equidade das relações, foi desenvolvido por psicólogos e assistentes sociais da equipe multidisciplinar da vara. E contou com a participação do servidor da assessoria de comunicação do TJES, Vinícius Borges, que traduziu a ideia em traços, formas, cores e ilustrações.

De acordo com a psicóloga Monique Silva de Paiva Garcia, a brincadeira já era utilizada com a população em praças e ruas de Vitória, durante as ações do Programa “Maria da Penha vai…”. Mas também se revela oportuna no atual contexto de isolamento social, em que se observam muitas mães sobrecarregadas de tarefas.

“É uma ferramenta lúdica e educativa que visa, de uma forma leve, desnaturalizar atitudes que reforçam a violência de gênero e incentivar a promoção de relacionamentos saudáveis e com mais equidade para meninas e meninos, homens e mulheres”, explica Monique.

Podem participar da brincadeira crianças, adolescentes, adultos e idosos. O jogo é composto por 12 pares de cartas, e pode ser jogado por 2 ou mais participantes. Uma dica para estimular a brincadeira e o aprendizado, é conversar sobre o conteúdo de cada carta com os demais jogadores, à medida que os pares forem formados.

Baixe seu Jogo da Memória aqui. E depois relate sua experiência no instagram do programa @mariadapenhavai

Vitória, 01 de junho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da 1ª Vara da Violencia Doméstica e Familiar de Vitória) | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br