Projeto do TJES mantém vínculo de presas com filhos

projeto comemorar 130 copiar

Nesta sexta, dia 16, em Tucum, será realizado evento para promover os laços afetivos.

projeto comemorar 400Para manter o vínculo de mães presas com seus filhos, a Supervisão/Coordenação da Infância e da Juventude do Poder Judiciário do Espírito Santo promove no próximo dia 16 de maio, sexta-feira, na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), localizada em Bubu, o Projeto “Comemorar”. A ação pelo Dia das Mães ocorre das 13 às 17 horas.

O Projeto Comemorar foi idealizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Jardins Cultivando Vidas e com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O objetivo é promover a convivência familiar das presidiárias do berçário da Penitenciária Feminina de Cariacica, desenvolvendo atividades que visem o fortalecimento do vínculo de mães encarceradas, seus filhos e os futuros detentores da guarda provisória, após os seis meses de amamentação, quando se inicia o momento do desligamento e entrega de seus bebês aos guardiões para o convívio fora das dependências do presídio.
Segundo a Coordenadora da Infância e da Juventude, juíza Janete Pantaleão, com o projeto, busca-se promoção da manutenção do vínculo familiar e dos laços afetivos, promovendo uma tarde de orientações jurídicas e atividades que promovam a reflexão e fortalecimento dos laços afetivos entre mães e filhos, em um ambiente festivo, por ocasião do Dia das Mães.

Da programação fazem parte palestra da juíza Coordenadora das Varas da Infância e Juventude sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; atendimento caso a caso para esclarecimentos de eventuais dúvidas acerca da tramitação de seus processos junto aos Setores do TJES, caso solicitado; entrega de exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad); adoção das providências legais necessárias para o registro voluntário de paternidade, momento lúdico e oficina de artesanato.

Os objetivos do projeto Comemorar são o de garantir o direito constitucional da criança em conviver com as mães mesmo durante o período de cumprimento da pena; oferecer atendimento e orientação jurídica às presidiárias do berçário sobre os direitos e deveres constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente; homenagear as mães da Penitenciária Feminina, valorizando-as e contribuindo para humanização no ambiente penitenciário; promover a construção dos laços afetivos de mães, filhos e futuros guardiões em um ambiente festivo.

O projeto também visa, conforme complementa a magistrada Janete Pantaleão, valorizar a autoestima da presidiária, como mulher e mãe, trabalhando valores humanos com ênfase na família, educação e infância. “Também é importante promover o contato de presidiárias e pessoas da família extensa que ficarão com a guarda dos menores, após o término da amamentação.”

Sociedade

A família é a instituição mais antiga da sociedade humana. É responsável pela construção da base do ser humano em desenvolvimento, e, por consequência, é fundamental para uma organização maior que é a sociedade. Para além do vínculo afetivo, a família representa o respeito à dignidade da pessoa humana que é fundamento expresso no art. 1º, inciso III da Constituição da República Federativa do Brasil (CRBF)/1988.

O artigo 226 da CRFB/88 estabelece que a família tem especial proteção do Estado, assim como assegura às crianças e aos adolescentes o direito à convivência familiar e comunitária, sendo fundamental para o processo de ressocialização de condenadas por qualquer tipo de crime.

A Jardins Cultivando Vidas, criada em 1997, parceira da Coordenadoria no Projeto Comemorar, é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e familiares. Hoje a ONG atua em hospitais e outras instituições contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio de ações socioeducativas e serviços que atendam de forma integral a família.

Vitória, 14 de maio de 2014

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br