Depoimento Especial: experiência capixaba será repassada

sala depoimento especial 130

Servidora da 1ª Vara da Infância e Juventude da Serra será tutora em curso do CNJ

sala depoimento especial 400No mês de agosto, a experiência adquirida pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) em audiências especiais que contemplam depoimentos infanto-juvenis será repassada para servidores de outros estados, em um curso oferecido pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ). O assunto compreende o programa “Depoimento Especial”, implantado na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Serra. O curso, que acontece pela segunda vez, pretende qualificar outros servidores que atuam nas Varas da Infância e da Juventude do país.

O TJES foi o segundo Tribunal do Brasil a implantar o programa, que existe desde 2007. Segundo a juíza titular da Vara, Gladys Pinheiro, o objetivo da iniciativa é evitar que crianças e adolescentes sejam novamente vítimas de violência no decorrer dos processos judiciais. “O depoimento especial tem como objetivo a proteção integral da criança, além de evitar que essas crianças sofram traumas, agressões psicológicas, além do que sofreram com atos de abuso”, explicou a juíza.

Atendendo às recomendações do CNJ, os depoimentos são tomados em ambiente separado da sala de audiências, com a participação de um profissional especializado. Na ocasião, a assistente social conversa com a criança informalmente, em um espaço em que ela pode desenhar e brincar. A conversa é gravada e transmitida diretamente para a sala de audiências.

Segundo a assistente social da 1ª Vara da Infância da Serra, Rossana Carneiro, o objetivo do espaço é permitir que a criança faça um relato livre. “Nós tentamos fazer com que o adolescente ou a criança se expresse da forma mais livre possível, sem interrupções, perguntas, pressão, direcionamentos ou indução”, explicou a profissional.

A também assistente social, Eduarda Bimbatto, participa há seis anos do “Depoimento Especial”. No mês de agosto, ela será a tutora do curso oferecido pelo CNJ. A servidora contou que já participou da primeira edição do evento, que aconteceu em 2013. “A experiência do ano passado foi fantástica. Eu atuei com alunos, assistentes sociais e pedagogos do Brasil inteiro. As realidades são distintas mas, ao mesmo tempo, as diferenças acabam nos aproximando ainda mais. O curso enriquece a medida em que você vai conhecendo a experiência do outro e passando um pouco dos seus conhecimentos, permitindo, assim, um crescimento geral”.

Confira a matéria na Tv Justiça ES.

Vitória, 13 de junho de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Taís Valle e Jéssica Cardoso
Tels.: 3334-2261
tvalle@tjes.jus.br e jcsantos@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261 / 3334-2262
imprensa@tjes.jus.br”;
www.tjes.jus.br