Irmãos capixabas visitam o ES após adoção internacional

Adocao Adolescentes 280

Eles viveram em um abrigo no município da Serra até 2008, quando ganharam uma família italiana. Hoje eles são adolescentes.

Adocao Adolescentes 400

Entre 1998 e 2012, foram realizadas 249 adoções por pretendentes estrangeiros no Espírito Santo. Dentre elas, 190 foram realizadas por pretendentes italianos. Na manhã dessa segunda-feira (23), na Corregedoria Geral da Justiça, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), recebeu a visita de um casal de italianos que adotou um casal de irmãos capixabas.

Gianluca Frisoni e Claudia Arlotti adotaram Roberta, 15 anos, e Zenilton Frisoni, 14 anos, em 2008, quando eles moravam em um abrigo na Serra. Agora, eles residem com a nova família em Santarcangelo di Romagna, província de Romini, na Itália.  A mãe, Claudia Arlotti, contou que o processo foi longo em virtude da documentação exigida, mas acrescentou que não escolheu as crianças por país ou outros critérios, apesar de gostar da América do Sul.  “Foi amor à primeira vista. Fizemos a preparação, e um dia recebemos a informação de que um casal de irmãos com idade de 9 e 10 anos estava disponível para adoção. Imediatamente aceitamos a ideia, porque tínhamos o sentimento e a certeza de que eles já eram nossos filhos”.

A filha contou que no início não gostava da possibilidade de ser adotada, já que considerava o abrigo uma família, mas quando descobriu que poderia ser adotada junto com o irmão, aprovou a ideia. “No princípio eu não queria ser adotada, porque já tinha o Lar Semente como minha família e não queria me separar de Zenilton, meu irmão. Mas depois surgiu a proposta de sermos adotados juntos e eu aceitei. A família é muito boa e todos os dias eu agradeço a Deus por ter me dado esses pais”, disse a menina.

Já o irmão Zenilton relatou que a adoção pelos familiares italianos foi muito importante. “Eu não tinha referência de família, mas com os novos pais eu pude conhecer e me tornar uma pessoa melhor”, relatou o garoto.

Os pais disseram que a adaptação foi um pouco delicada, mas a dedicação valeu a pena. “Nós vivíamos há 17 anos sozinhos e, por isso, tivemos que mudar o ambiente familiar para recebê-los, já que eles eram de outro país, falavam outra língua e tinham outros costumes. Foi cansativo, mas valeu apena. A adaptação deles também foi bem rápida. Foram bem acolhidos pelos novos familiares, amigos e também pela escola”, contou o pai, Gianluca Frisoni.

Como funciona

A coordenadora da Ceja, Maria Inês Valinho de Moraes, explicou que durante o processo de adoção as crianças são acompanhadas através do Sistema de Informação e Gerência da Adoção e Acolhimento (Siga). Por meio da ferramenta, a Ceja pode acompanhar a situação de cada criança disponível para adoção por brasileiros ou estrangeiros.

“Para iniciarem o processo de adoção no Brasil, os pretendentes estrangeiros precisam passar por um processo de habilitação, que conta com cursos de preparação. Este processo dura em média um ano e meio. O tempo previsto vai depender de cada país. Em seguida, os pretendentes estrangeiros são orientandos no próprio país a procurar instituições, responsáveis por mediar o processo de adoção com o Brasil”, explica a coordenadora.

A juíza Janete Pantaleão, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), foi quem acompanhou todo o processo de adoção da família italiana na Comarca da Serra. A magistrada acrescentou que esse tipo de adoção é muito importante, porém, é uma  exceção. “A exigência para adoção é a mesma, no caso da adoção internacional. É importante que os pretendentes à adoção estejam preparados para receber a criança, já que uma vez adotada ela se torna filha deles. Mas é preciso ressaltar que a adoção internacional não é prioridade, a preferência é a adoção feita por famílias brasileiras, para que elas permaneçam no seu país de origem”.

 

Saiba Mais:

De 2008 até hoje, o SIGA registou 3.011 reintegrações de crianças aos lares de origem e 1.960 adoções nacionais e internacionais.

Quanto às adoções, em 2012 foram 35 internacionais e 170 estaduais. Em 2013 foram 07  internacionais e 97 estaduais.

Hoje, em todo o ES, existem 898 crianças e adolescentes acolhidos em abrigos. Desses, 146 já estão aptos à adoção.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle e Jessica Cardoso 
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
tvalle@tjes.jus.br  jcsantos@tjes.jus.br 

 Crédito das fotos: Assessoria de Imprensa do TJES

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br