Magistrados participam do curso Valores Humanos

Valores Humanos 130

Nova turma, para servidores, está programada para 5 de setembro.

Valores Humanos 400Magistrados do Poder Judiciário do Espírito Santo, que atuam nas Varas da Infância e da Juventude, participaram nesta sexta-feira (28), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES), de “Formação em Valores Humanos”. Essa é a segunda edição do curso, que foi ministrado pelo presidente do Instituto Nacional de Educação em Valores Humanos, professor Gonçalo Medeiros, e contou com a presença da supervisora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira. A primeira turma, voltada para servidores que atuam na área, aconteceu no dia 22 de agosto, e outro encontro, também para serventuários, está programado para o dia 5 de setembro.

A capacitação é uma oportunidade para reflexão sobre os valores na sociedade atual, auxiliando o servidor e o juiz a lidar com histórias de vida de crianças e adolescentes em situação de risco e suas famílias. “A formação vem nos ajustar com as realidades dessas pessoas. É um olhar diferente para a criança abandonada, para o adolescente infrator e para os familiares deles”, explica a juíza Janete Pantaleão, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude.

A magistrada também ressalta a importância da formação não só para a vida profissional de juízes e servidores, mas também para o lado pessoal. “A gente lida muito com o Direito e o Direito é pragmático. A principal importância dessa formação é preservar os vínculos afetivos, pois eles têm outra esfera do saber, que não o Direito”, observa.

A coordenadora Janete Pantaleão lembra, ainda, dos resultados positivos obtidos após o curso, que foi aplicado nas escolas públicas de ensino fundamental da Serra. “O índice de conflito escolar reduziu a tal ponto que nós não recebemos mais nenhuma representação criminal ou denúncia de conflito”, explica a juíza.

Vitória, 29 de agosto de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Laísa Rasseli | elcrsilva@tjes.jus.br