Justiça Comunitária participa do Dia C em Vitória

Dia C 130

Demandas atendidas serão sobre pedidos de separação consensuais e pensão alimentícia.

Dia C 400O ônibus do programa Justiça Comunitária, administrado pela Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), fará parte de um movimento nacional de solidariedade e estímulo ao voluntariado, o Dia C. O evento, que será realizado no sábado (06), das 8 às 13 horas, no Tancredão, em Vitória, é uma campanha que tem como objetivo o estímulo a ações voluntárias de diversas naturezas, promovidas por cooperativas de todo o Brasil. Nesse ano de 2014, as Cooperativas capixabas também estão participando do movimento. A entrada é gratuita.

No ônibus da Justiça Comunitária, as demandas apresentadas ao Núcleo de Atendimento dizem respeito ao Juizado Especial Cível, Juizado da Infância e Juventude e ao Juizado de Família, nos pedidos de separação e divórcio consensuais e pedidos de pensão alimentícia.

Na Capital capixaba, outras atividades gratuitas oferecidas serão: consulta médica ortopédica; aferição de pressão; aplicação de flúor, escovação correta dos dentes e distribuição de kits do dr. Dentuço; espaço de beleza (corte, maquiagem, unhas); danças circulares e jogos cooperativos; oficina de música com cidade do reggae; oficina de brinquedos reciclados; bola mania e pintura no rosto; pipoca, algodão doce, picolés; contação de histórias; distribuição de mudas de plantas medicinais (limitadas); área de lazer para as crianças; brindes (limitados).

Outro serviço legal oferecido será no Ônibus Itinerante da Defensoria Pública, que presta serviços como pensão alimentícia, execução de alimentos, divórcio, guarda dos filhos, adoção, usucapião, 2ª via de certidão de nascimento e casamento, reconhecimento de paternidade extrajudicial, investigação de paternidade, acordo extrajudicial, requerimento para casamento gratuito, reconhecimento e dissolução de União Estável, ações cíveis, exame de DNA extrajudicial, dentre outros.

Para receber atendimento, o cidadão deverá levar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento dos filhos (quando tratar de interesse de menores). Mas esses não são os únicos documentos utilizados no atendimento e o defensor público poderá solicitar outros após analisar o caso.

Também estará à disposição dos participantes um micro-ônibus da ADERES, que orienta sobre registro/formalização de empreendedor individual e microempreendedor individual.

Ações também serão realizadas simultaneamente em outras cidades como: São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Linhares e Aracruz.

O Dia C da Capital capixaba conta com apoio da Prefeitura de Vitória, e no encerramento haverá show da banda Cidade do Reggae.

MAIS SOBRE O DIA C

O dia 6 de setembro será a data marco de “celebração” simultânea em todo o território nacional. A data foi escolhida para comemorar o sucesso dessas ações desenvolvidas em todo o Brasil. É neste dia que as cooperativas participantes do projeto preparam atividades voluntárias pontuais – das mais variadas – em suas localidades para festejar o “Dia C”.

SERVIÇO:

DIA DE COOPERAR 2014 – DIA C

Data: sábado, 6 de setembro

Horário: das 8 às 13 horas

Local: Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves – Tancredão, Rua Dário Lourenço de Souza, s/n, bairro Mário Cypreste, Vitória.

Vitória, 02 de setembro de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito – mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br