Empresas aderem à Rede de Inclusão Social do Estado

IIEncontroEmpresarialSocialCapixaba 130100% delas aceitou incluir jovens egressos do sistema socioeducativo no mercado de trabalho.

IIEncontroEmpresarialSocialCapixaba 400Com o objetivo de implantar a Rede Empresarial de Inclusão Social do Espírito Santo, foi realizado, na última terça (16), o III Encontro Empresarial e Social Capixaba. O evento reuniu representantes de empresas capixabas para sensibilizá-los quanto à importância de promover a inclusão de jovens que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa, em meio aberto e semiaberto, bem como egressos do sistema socioeducativo do município de Serra, no mercado de trabalho.

O Encontro foi uma iniciativa do Sistema de Justiça Juvenil da Serra (2ª Vara da Infância e Juventude de Serra, Ministério Público e Defensoria Pública), com apoio da ArcellorMittal Tubarão e parceria com o Sistema FINDES – SENAI – CIVIT , SETER, além da Prefeitura Municipal da Serra (PMS), Casa Sol Nascente – Núcleo de Liberdade Assistida,  Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e empresas privadas.

Estiveram presentes a magistrada Janete Pantaleão,  juíza titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Serra, a promotora de Justiça da 2ª Vara da Infância e Juventude de Serra, Abigail Teixeira, a defensora pública da 2ª Vara da Infância e Juventude de Serra, Gabriela Larrosa de Oliveira, e  representantes da Prefeitura da Serra, por intermédio da  Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Trabalho Emprego e Renda de Serra, Casa Sol Nascente, Fundação Monte Belo e Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Serra.

Na oportunidade, foram apresentados o Projeto Incluir, por meio do qual desde 2012 já foram  formados e capacitados cerca de dois mil jovens do município de Serra, e implantada a Rede Empresarial de Inclusão Social do Espírito Santo (REISES).

Como forma de apresentar os resultados, estiveram presentes quatro jovens encaminhados pelo projeto, empregados no Supermercado ExtraBom , que deram seus depoimentos e agradeceram a oportunidade recebida. O assistente social da Rede de Supermercados, Romário Gonçalves, disse que tem obtido resultados impressionantes com os jovens e se mostrou satisfeito com a adesão ao projeto.

O egresso do sistema socioeducativo, André Pereira, também concedeu um emocionante e importante depoimento de superação.

As empresas representadas no Encontro foram Lojas Riachuelo, Fortes Engenharia , Brasil Center Comunicações, Hospital Metropolitano, Rede de Supermercados EPA, Rede de Supermercados Extrabom , Via Brasil Distribuidora, Diskpan , SPASSU Tecnologia, DPE – Escola de Informática , Grafitusa, Grupo Dadalto e Fortlev, Ideia e Dados Comunicação Integrada, Ives e Nardini Comunicação e Tristão Advocacia.

A magistrada Janete Pantaleão afirmou que este é um fator importante na vida do adolescente. “A oportunidade de ter uma profissão e ser inserido no mercado de trabalho darão novos rumos à sua vida, sendo os adolescentes atuantes positivos da sociedade em que vivem, produzindo com o meio social e exercendo sua cidadania, para que se comportem como cidadãos de bem”, concluiu.     

A organização e realização do evento, que ocorreu no auditório da ArcellorMittal Brasil, na Serra, foi da Associação de Inclusão Social de Jovens e Adolescentes do Espírito Santo (ASISJAES) .

Segundo o gerente técnico da ASISJAES, Alexandre Tristão, o evento foi um marco na rota de inclusão social no Espírito Santo.  “Ao final do evento, quando todas as empresas receberam do sistema judiciário uma carta de agradecimento pela presença e apoio, para nossa grande surpresa houve uma adesão de 100 % das empresas presentes ao projeto Incluir e à Rede Empresarial de Inclusão Social. Com isso, os parceiros e responsáveis pelo evento ficaram motivados a continuar esse desafio.” 

Ainda de acordo com o gerente técnico, “a expectativa é a de que, em breve, seja possível bater o recorde do ano de 2013, quando incluímos no mercado de trabalho 460 adolescentes, pois, a partir deste evento até o final deste ano de 2014, faremos  mais de 200 encaminhamentos  de jovens para o mercado de trabalho” totalizando 520 encaminhamentos, finalizou.

Vitória, 18 de setembro de 2014.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Marcia Brito 
Tels.: 27 3334-2261 
mcbrito@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262