Presidente do CNJ entrega Selo Ouro da Infância e Juventude ao TJES

selo cnj ouro 280

A desembargadora Eliana Ferreira foi quem recebeu o prêmio pelas boas práticas e defesa dos direitos da criança e do adolescente no ES.

selo cnj ouro 400Felicidade pelo reconhecimento da dedicação e da valorização do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) na área da infância e da juventude no Espírito Santo. Foi com este sentimento que a desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, supervisora das Varas da Infância e da Juventude, recebeu, das mãos do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, o Selo Ouro da Infância e Juventude, Edição 2014. A premiação é uma iniciativa do CNJ e Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância.

O presidente do CNJ ressaltou que a iniciativa da premiação prestigia o acesso à Justiça e ao direito fundamental, que é a proteção à infância e juventude. O TJES conquistou o Selo Ouro Infância e Juventude pelas boas práticas na priorização e defesa dos direitos da criança e do adolescente, conforme previsto pelo artigo 227 da Constituição Federal. A premiação foi realizada na manhã desta terça (14), em solenidade realizada durante a 197ª sessão ordinária do CNJ, em Brasília.

Acompanharam a desembargadora a juíza Janete Pantaleão e o juiz Vladson Couto Bittencourt, coordenadores das Varas da Infância e da Juventude do Espírito Santo. Foram entregues aos Tribunais e respectivas coordenadorias uma placa em metal e um certificado do Selo da Infância e Juventude. Também foi disponibilizada uma logomarca eletrônica do prêmio para divulgação pelas cortes em seus respectivos portais na internet, com validade de até dois anos.

selo ouro 400Entre os requisitos de classificação, estão: estrutura física adequada da coordenadoria, com funcionários exclusivos, formalização de parcerias e capacitação de magistrados e servidores na área da infância e da juventude. E o TJES cumpriu todos esses requisitos.

A desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira falou sobre a relevância da instituição do Selo para o estímulo dos Tribunais de Justiça. “Estamos muito felizes com esta premiação. Trata-se de um incentivo para os juízes que atuam na área, pois eles convivem com uma luta constante. Além do dia a dia de trabalho, eles precisam contar com equipes multidisciplinares capacitadas. Unicef e CNJ, com este selo, estão valorizando a área. A prestação de serviço jurisdicional será melhorada a cada dia. Nós temos trabalhado por essa valorização estruturando a Coordenadoria, criando projetos e levando esta mensagem de valorização”, concluiu a desembargadora.

A supervisora ainda ressaltou: “é o reconhecimento do trabalho da magistrada Janete Pantaleão, coordenadora da Infância e da Juventude (área cível e protetiva), e, de forma mais recente, do juiz Vladson Couto Bittencourt (área Infracional e Execução de Medidas Socioeducativas)”.

Renovado anualmente, o prêmio visa reconhecer publicamente os Tribunais que priorizam a criação ou reestruturação de suas respectivas Coordenadorias da Infância e da Juventude, nos termos da Resolução CNJ nº 94/2009. A premiação é definida por categorias, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, de acordo com a pontuação obtida a partir da aferição e cumprimento de critérios previamente estabelecidos em edital, desde que os respectivos Tribunais tenham deliberado sobre a implantação de Coordenadorias de Infância e da Juventude (CIJ) locais.

Nesta primeira edição do Selo, o prêmio foi entregue a 12 Tribunais: o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) obteve o melhor desempenho entre as cortes da categoria Ouro, somando 535 pontos. A corte sergipana foi seguida pelos Tribunais de Minas Gerais (205 pontos); Espírito Santo e Mato Grosso do Sul (150 pontos cada); Pernambuco (120 pontos) e Santa Catarina (95 pontos). Na categoria Prata, foram premiados os Tribunais do Pará (75 pontos) e Distrito Federal e Territórios (60 pontos). Já as cortes de Roraima (45 pontos), Mato Grosso, Maranhão e Ceará (empatados com 35 pontos) receberam o Selo Bronze.

selo cnj ouro 2 400

Vitória, 14 de outubro de 2014

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: de Brasília, Marcia Brito – mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br – www.tjes.jus.br