Magistrados debatem Infância e Juventude em Porto Alegre

Fonajuv 130

Cinco juízes capixabas participam da troca de experiências bem sucedidas na área.

Fonajuv 400Magistrados especialistas de todo o país apresentam suas experiências na área da Infância e da Juventude durante o VI Encontro Nacional de Magistrados da Infância e Juventude, o XVI Encontro do Fórum Nacional da Justiça (Fonajuv) e o Curso de Atualização de Magistrados da Infância e da Juventude do TJRS, que estão sendo realizados em Porto Alegre a partir desta quarta (05) até sexta (07).

Os juízes capixabas Janete Pantaleão Alves, titular da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Serra; Morgana Dario Emerick, substituta da Capital, designada para a 2ª Vara da Infância e da Juventude de Vila Velha; Priscilla Bazzarella de Oliveira, titular da Vara Especializada da Infância e da Juventude da Comarca de Cachoeiro de Itapemirim; Vladson Couto Bittencourt, titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória;  e Carlos Madeira Abad , titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Linhares representam o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

A juíza Morgana Dario Emerick, durante o XVI Encontro, no dia 7,  será a relatora do tema  Fluxos para o atendimento inicial. Segundo o desembargador Sérgio Bizzotto, presidente do TJES, o Encontro, que tem como objetivo a discussão de assuntos afetos à jurisdição da Infância e da Juventude e a reunião do Fonajuv, além de temas afetos à apuração de atos infracionais e à execução de medidas socioeducativas, assim como o conhecimento das realidades regionais, “é muito importante para a troca das experiências bem sucedidas, buscando, principalmente, a construção de ferramentas que possibilitem o aprimoramento da gestão dos assuntos correlatos à infância e juventude”.

Fonajuv b 400A desembargadora supervisora das Varas da Infância e da Juventude, magistrada Eliana Junqueira Munhós Ferreira, também deu total incentivo à participação dos juízes capixabas nos eventos, pois não tem medido esforços para melhorar as condições de trabalho das Varas, consequentemente beneficiando as crianças e adolescentes que são os destinatários finais do trabalho.

O juiz Vladson Couto Bittencourt enalteceu a iniciativa do presidente em incentivar a participação de cinco magistrados, representando diferentes regiões do Estado – da Capital, Norte e Sul do Espírito Santo, “possibilitando troca de experiências com outros colegas, se aprimorando e se reciclando para entender o que de mais moderno e eficaz há nas comarcas que atendem os adolescentes em conflito com a lei”, disse o magistrado, que concluiu dizendo que esta será uma oportunidade única de ouvir juristas de outros países que vão falar sobre o sucesso da Justiça Restaurativa na recuperação do menor infrator. “Cabe destacar que na posse do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, foi assinado o protocolo para que os Tribunais de Justiça acolhessem práticas restaurativas na solução de conflitos”.

Iniciativas

Pelo Rio Grande do Sul, serão explanadas as iniciativas gaúchas Depoimento Especial (conhecimento como Depoimento Sem Dano), a Convivência Familiar e Comunitária e Famílias Acolhedoras. Os temas serão abordados, respectivamente, pelos magistrados Fábio Vieira Heerdt, José Antônio Daltoé Cezar e Luiz Carlos Rosa.

A iniciativa é promovida pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Tribunal de Justiça do JRS, Escola Superior da Magistratura da AJURIS, em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude (ABRAMINJ) e Fórum Nacional da Justiça Juvenil (FONAJUV), com apoio do Conselho Nacional de Justiça.

Temáticas

Fonajuv c 400

Na programação desta quarta (05), os debates do dia serão adoção internacional e, ainda, o Depoimento Especial, sobre a escuta protegida de crianças e adolescentes.

Na quinta (06), os temas abordados são a Lei 12.010/2009 e a convivência familiar e comunitária, as Resoluções 165 e 191 do Conselho nacional de Justiça (CNJ), temas controvertidos na execução de Medidas Socioeducativas e, ainda, a aplicação da Justiça Restaurativa.

A programação encerra-se na sexta, dia 7, com a apresentação do projeto gaúcho Famílias Acolhedoras de Santo Ângelo, e aspectos práticos da jurisdição da infância e juventude. Também na sexta, à tarde, ocorre o XVI Encontro do Fórum Nacional da Justiça Juvenil, o Fonajuv. Representantes dos Estados, coordenadores estaduais da infância e juventude e membros da coordenadoria estadual da infância e juventude do TJRS participam desse encontro.

E ainda no dia 7, à noite, como programação final e paralela, os 10 anos do Núcleo de Justiça Restaurativa da Escola da Magistratura (ESM) da AJURIS serão comemorados com uma atividade de Intercâmbio, em colaboração com o governo do Canadá. O evento ocorrerá às 19h30, no auditório da ESM.

Os conferencistas são os professores canadenses Jean Jacques Bauchamp e Mary Hicks.

 

 

Programação

Data: 05 a 07 de novembro 2014

Local: Escola Superior da Magistratura da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS). Fone: 51. 3284.9000

 

VI ENCONTRO NACIONAL DE MAGISTRADOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (AMB/ENM)
Curso de Atualização de Magistrados da Infância e Juventude do TJRS
XVI ENCONTRO DO FONAJUV

05 de Novembro de 2014 (4ª feira)

  • 13h Credenciamento
  • 13h30min Abertura
  • 14h30min Adoção Internacional
    Palestrante: Des. Luiz Carlos Figueiredo
    Mediador: Roberto Carvalho Fraga, Coordenador Estadual da Infância e Juventude do TJRS
  • 15h30min Debates
  • 16h15 Depoimento Especial: A escuta protegida de crianças e adolescentes. Aspectos práticos e aplicação.
    Palestrante: Fábio Herdt, Juiz Corregedor do TJRS
    Mediador: Karla Jeane Matos Carvalho, Juíza de Direito da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA
  • 17h15 Debates
  • 18h Encerramento do 1º dia de trabalhos

06 de Novembro de 2014 (5ª feira)

  • 09h Lei 12.010/2009 e a Convivência Familiar e Comunitária. Aspectos práticos.
    Palestrante: José Antonio Daltoé César, Des. TJRS 
    Mediador: Renato Scussel, Presidente da ABRAMIJ
  • 10h Debates
  • 10h30min Resolução 165 e 191 do CNJ
    Palestrante: Reinaldo Cintra Carvalho, Juiz da Infância e Juventude TJSP
    Mediador: José Dantas Paiva, Juiz da Infância e Juventude TJRN
  • 11h30min Debates
  • 14h PAINEL: Execução de Medidas Socioeducativas: Temas Controvertidos ( Remissão ministerial e a (im)possibilidade de cumulação de MSE; Remissão Judicial e o descumprimento da MSE; Semiliberdade e consequências do descumprimento; Sistema Recursal do ECA e o processo de apuração de ato infracional).
    Painelistas: Juiz Roberto Ferreira, Presidente do FONAJUV; Juíza Ana Cristina Borba, Juíza da Infância e Juventude TJSC; Juiz João Batista Costa Saraiva, Conferencista e Assessor do UNICEF
    Mediador: Juíza Valéria da Silva Rodrigues, Juíza de Direito TJMG
  • 16h Debates
  • 17h PAINEL: Lei 12.594/2012, seus fundamentos e aplicação de Justiça Restaurativa.
    Painelistas: Afonso Armando Konzen, Procurador de Justiça aposentado; Juiz Egberto Penido, Juiz de Direito TJSP
    Mediador: Juiz Leoberto Narciso Brancher, Juiz da Infância e Juventude de Caxias do Sul/TJRS
  • 17h30min Debates
  • 18h Encerramento do 2º dia de trabalhos

07 de novembro de 2014 (6ª feira)

  • 09h Famílias Acolhedoras: Uma alternativa possível. Relato da experiência de Santo Ângelo/RS
    Palestrante: Juiz Luiz Carlos Rosa, Juiz da Infância e Juventude de Santo Ângelo/TJRS 
    Mediador: Juíza Brigitte Remor May, Juíza da Infância e Juventude TJSC
  • 10h Debates
  • 10h30min Aspectos Práticos da Jurisdição da Infância e Juventude: proposta de fluxos cartorários e gestão de gabinete.
    Palestrante: Dr. Vânia Barros, Coordenadora Estadual da Infância e Juventude do TJSE
    Mediadora: Juíza Maria Roseli Guiesmann, Presidente da ABMP
  • 11h30min Debates
  • 12h Encerramento do VI ENCONTRO NACIONAL DE MAGISTRADOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE e CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE MAGISTRADOS DO TJRS

 

XVI ENCONTRO DO Fórum Nacional da Justiça Juvenil (FONAJUV)

07 de novembro de 2014 (6ª feira)

  • 14h Fluxos para o atendimento inicial.
    Relatora: Juíza Morgana Dario Emerick, TJES
  • Ra (re) tificação dos Enunciados 23 e 25 do FONAJUV

PROGRAMAÇÃO PARALELA: OS 10 ANOS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA

07 de novembro de 2014 (6ª feira)

  • 19h30min Palestra de intercâmbio em comemoração aos 10 anos do Núcleo de Justiça Restaurativa da Escola da Magistratura (ESM) da AJURIS.
    Conferencistas canadenses:

    Jean Jacques Bauchamp
     é mediador em processos judiciais, ex-presidente do Consórcio Canadense de Justiça Restaurativa, ex-presidente da Associação de Justiça Restaurativa de Alberta, no Canadá, e Presidente e coordenador de programas da Sociedade de Justiça Restaurativa Innisfail 

     

    Mary Hicks é facilitadora em processos de justiça restaurativa e comunitária em áreas urbanas e rurais na Alberta Central, no Canadá e em Edimburgo, na Escócia

 

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito –  mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

 Crédito das fotos: magistrados Vladson Bitencourt e Janete Pantaleão

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

 

Assessoria de Imprensa do TJRS
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend

Texto: Clarissa Cé
imprensa@tj.rs.gov.br