Alunos da FDV e adolescentes da UNIS trocam experiências

visita FDV 130Estudantes visitaram a unidade com a supervisão da Des. Eliana Munhós

visita FDV panoramica

Estudantes da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa, a UNIS, em Cariacica, participaram de um diálogo na tarde desta sexta-feira (21). A visita dos estudantes à unidade foi direcionada pela desembargadora Eliana Junqueira Munhós, supervisora das Varas da Infância e da Juventude do Espírito Santo, que também é professora da faculdade. Durante o encontro, a desembargadora lançou a todos os jovens a reflexão: “Por que cumprimos a lei? Porque acreditamos que a lei é um bem da sociedade ou por medo da punição do estado?”

Reunidos em grupos no auditório da unidade, jovens com realidades diferentes e desejos comuns, puderam trocar experiências. Os alunos da Faculdade de Direito transmitiram seus conhecimentos de cidadania e os adolescentes em conflito com a lei puderam contar se estão sendo tratados com respeito e dignidade. A conversa foi baseada na “Cartilha do Adolescente em Conflito com a Lei”, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apresenta os direitos e deveres dos socioeducandos.

A cartilha também dá nome ao projeto de visitação, que é coordenado pela Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e desenvolvido pela disciplina optativa “O Direito da Infância e da Juventude”, ministrada pela desembargadora Eliana Munhós.

O aluno Matheus Tose, do 8º período, destacou que “apesar dos adolescentes terem cometido ato de infração, eles ainda são seres humanos com direitos inerentes e o diálogo é importante para conscientizá-los desses direitos”.

O adolescente R.C.G.S, que cumpre medida há 1 ano e 8 meses, se sentiu inspirado com a visita dos estudantes: “Quem sabe um dia eu possa ser um advogado também?” E quando perguntado como será a vida em sociedade ao sair da unidade, respondeu: “Eu pretendo respeitar as pessoas. Quero ser um exemplo para o meu irmão mais novo. Vou continuar a trabalhar, deixar para trás o que fiz de errado e começar uma nova história”.

Quem também participa das visitas às unidades é o juiz que acompanha o cumprimento de medidas socioeducativas na Grande Vitória, Vladson Bittencourt. De acordo com o magistrado, existem 500 jovens cumprindo medida em internação definitiva: “Eles precisam entender a responsabilidade do ato e aceitar o processo pedagógico para se tornarem melhores”.

Além da UNIS, durante o curso da disciplina, os alunos também visitaram o Centro Socioeducativo de Tucum (CSE), em Cariacica, e a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Xuri, Vila Velha.

A desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira afirmou que esta foi apenas a primeira experiência e que disciplina vai continuar no ano que vem: “Estamos aperfeiçoando. Para 2015, poderemos incluir também visitas a abrigos, locais onde não estão adolescentes em conflito com a lei, mas que também precisam de atenção.”

E para finalizar a disciplina, nesta sexta-feira, alunos e professora lançaram uma campanha para arrecadar brinquedos, jogos e livros que serão doados aos socioeducandos, para que possam ter novas atividades no próximo verão.

Vitória, 21 de novembro de 2014.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle tsvalle@tjes.jus.br
Tels.: (27) 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br