Linhares recebe o Projeto Espaço Terapêutico

Espaco crianca 280

O Espaço permite o acompanhamento de crianças e adolescentes nos casos de visitação assistida.

A partir deste mês, a Comarca de Linhares contará com o Projeto Espaço Terapêutico, um local em que crianças e adolescentes com necessidade de acompanhamento nos casos de visitação assistida são atendidas por profissionais e estagiários da área de psicologia e serviço social. Para garantir o desenvolvimento dessas ações, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a Faculdade Pitágoras de Linhares firmaram um convênio. O documento foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) do dia 06 de fevereiro.

No projeto espaço Terapêutico, os processos são direcionados pelos juízes para avaliação da Central de Apoio Multidisciplinar. Quando a Central verifica a necessidade de reaproximação entre a criança e o familiar afastado do convívio familiar é feito um encaminhamento para acompanhamento psicológico em universidades, onde estudantes supervisionados por professores realizam atendimentos psicológicos e avaliam a possibilidade da criança se encontrar com a pessoa afastada.

Para o chefe da Central de Apoio Multidisciplinar da Comarca de Linhares, Valdécio Carlos da Silva Júnior, o Projeto Espaço Terapêutico “respeita os direitos das crianças e adolescentes envolvidos nesses processos judiciais”.

 

Durante o acompanhamento, a universidade envia relatórios periódicos para a Central de Apoio Multidisciplinar. Esses relatórios auxiliam na conclusão do estudo psicossocial que a Central realiza e encaminha para o juiz.

 

Vitória, 04 de março de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva |  elcrsilva@tjes.jus.br