Assessoria de Segurança do TJ investe no reforço da vigilância eletrônica nos Fóruns do ES

Servidor da assessoria de segurança institucional monitora a segurança da sede do tribunal de justiça através de uma parede com televisores.

Agora, 46 unidades judiciárias já contam com sistema de monitoramento por câmeras full HD.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Assessoria de Segurança Institucional, concluiu a expansão do Sistema de Videomonitoramento nas unidades do Poder Judiciário. A instalação das câmeras foi feita inicialmente nos 21 maiores Fóruns do Estado, em 2016. E ao final de 2018, mais 25 prédios de médio e pequeno porte receberam o sistema de vigilância por vídeo.

O assessor de Segurança Institucional, Anderson Faneli, explica que as câmeras Full HD gravam 24 horas por dia, 7 dias por semana: “O sistema permite o acompanhamento remoto de tudo o que acontece nas unidades do estado. Tudo pode ser visto em tempo real pela central de monitoramento do TJES”.

De acordo com o Ato Normativo 004/2019, publicado na última quinta-feira (10/01), que atualiza o Ato Normativo 77/2011, as imagens dos Sistemas de Monitoramento por Câmeras do Tribunal de Justiça e das demais unidades judiciárias só poderão ser acessadas, ou mesmo copiadas, para fins civis, penais e/ou administrativos, quando solicitadas oficialmente por meio do Formulário de Requisição de Imagens e de forma motivada pela parte interessada.

Outra medida adotada pelo TJES em 2018 para reforçar a segurança nas unidades judiciárias, foi a celebração de um contrato com uma empresa de tecnologia para a instalação de equipamentos de alarmes e monitoramento de ambientes sensíveis. Ao todo, 50 sistemas de alarmes com 350 sensores de presença já funcionam plenamente nos principais prédios da Grande Vitória e do Interior. E um processo aditivo está em andamento, para contemplar mais 14 novas unidades ainda neste ano.

“Com isso, todas as unidades do Poder Judiciário do Espírito Santo contarão com sistema de câmeras ou de alarmes. E assim poderemos dar uma resposta imediata à qualquer situação que atente contra a segurança patrimonial ou contra a integridade física de servidores, magistrados e usuários da justiça.”, concluiu Faneli.

Vitória, 11 de janeiro de 2018

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br