Centro de Memória e Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebem melhorias

área física do centro de memória

As áreas ganharão iluminação especial e serão reconfiguradas, com novas paredes, forro e climatização.

O Centro de Memória e o Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), dois espaços abertos ao público, estão em reforma neste mês de janeiro, para receber cada vez melhor os magistrados, servidores, advogados, professores e estudantes.

Os espaços vão ganhar iluminação adequada e terão suas áreas reconfiguradas, com novas paredes, forro e climatização. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda neste mês de janeiro.

Os dois ambientes ficam localizados no andar térreo do Palácio da Justiça, à rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória, e estão abertos para visitação das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O Centro de Memória do Poder Judiciário do Espírito Santo foi inaugurado em julho de 2015, com o propósito de preservar a memória da Justiça capixaba e do Estado. No local, os visitantes encontram artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890, um livro com a história dos presidentes do TJES de 1891 a 1995, além de um edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720. Também é possível ver objetos, como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa, e móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina.

Ao seu lado, fica o Espaço Cultural do TJES, que recebeu, durante o ano de 2019, diversas exposições. Nos meses de abril e agosto, por exemplo, o professor e artista plástico Caio Cruz, trouxe para a galeria, obras de mais de 30 alunos, de várias idades, que apresentaram uma coletânea única, inspirada em suas vivências, sonhos e percepções da realidade.

Os interessados em expor suas obras no TJES devem entrar em contato com o coordenador de Gestão da Informação Documental, Fábio Buaiz de Lima, por meio do telefone (27) 3334-2099 / 2098. Somente serão aceitas inscrições de artistas que residem no Espírito Santo.

Vitória, 16 de janeiro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br