Comarca de Guarapari realizará curso de preparação para adoção no mês de agosto

Edifício-sede da comarca de Guarapari.

Após dois anos sendo oferecido em formato online, este ano o curso será realizado de forma presencial.

A equipe técnica da CAM da 7ª Região em conjunto com a Vara Especializada da Infância e Juventude de Guarapari promoverá, nos dias 24 e 25 de agosto, um curso do programa de preparação para adoção direcionada a pretendentes já inscritos no Programa de Adoção.

Em razão da pandemia, as duas últimas edições aconteceram em modalidade digital. Entretanto, este ano o curso acontecerá presencialmente em Guarapari com duração de 12 horas, sendo esse período dividido em duas tardes e será direcionado aos pretendentes dos municípios de Guarapari, Anchieta, Piúma, Alfredo Chaves, Itapemirim, Marataízes, Iconha e Presidente Kennedy.

Além de ser um pré-requisito no Programa de Adoção e de abordar temas relacionados a aspectos jurídicos, psicológicos e sociais de adoção como receios, expectativas e dúvidas acerca da adoção, o curso possui papel fundamental na construção do vínculo dos pretendentes com a criança/adolescente e no estímulo à adoção de crianças e adolescentes inter-raciais, com deficiência ou alguma necessidade de acompanhamento em saúde, incentivando também a adoção de grupos de irmãos.

“Socializamos no curso informações sobre o projeto adotivo e tentamos desconstruir alguns mitos em torno da adoção. Esse espaço é fundamental para reflexão sobre os motivos pelos quais se deseja adotar, acolhimento das dúvidas, enfrentamento aos preconceitos e incentivo às adoções preteridas”, salientou a assistente social da comarca de Guarapari.

Dentre os materiais preparados pela equipe de Guarapari e direcionados para os participantes do curso, o “adoção passo a passo” traz maior entendimento sobre o processo de adoção e pode ser acessado através do link: https://www.tjes.jus.br/corregedoria/wp-content/uploads/2016/06/FOLDER_ADOCAO_2.pdf

Aos interessados em adotar, é necessário procurar a Vara da Infância e da Juventude de sua cidade para solicitar a inscrição para habilitar a adoção e apresentar a documentação devida. Esse processo é gratuito e descarta a necessidade de advogado(a) ou defensor(a) público.

Vitória, 29 de julho de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Layna Cruz | lascruz@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br