Coordenadoria da Infância e Juventude do TJES apresenta projeto para instituições de ensino

A ideia é que sejam desenvolvidas atividades de extensão multidisciplinares em prol de crianças e adolescentes.

Nesta sexta-feira (26), a coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, juíza Patrícia Neves, realizou uma reunião virtual com 15 integrantes de instituições de ensino superior de todo o estado para apresentar uma proposta de parceria entre o Poder Judiciário e os Profissionais da Educação.

A ideia é o desenvolvimento de atividades de extensão em diversos cursos, para a realização de ações ligadas ao desenvolvimento integral de crianças; marco legal da primeira infância; apoio a vítimas de violência; acolhimento de famílias; socioeducação; adoção; campanhas educativas; entre outras a serem pensadas em conjunto.

De acordo com a juíza, a proposta é também capacitar professores e alunos para a utilização das técnicas de Justiça Restaurativa que já vêm sendo aplicadas no estado e disseminadas por meio do Programa Reconstruir o Viver do TJES. Entre elas: os Círculos de Construção de Paz; Comunicação Não Violenta; Fundamentos de Reconhecimento e Cura de Trauma; Mediação Escolar e Comunitária.

reuniao virtual da Infância e Juventude

A parceria está alinhada à Agenda 2030 da ONU, mais especificamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – que prevê promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas.

“Fico emocionada, porque há 25 anos redigi um projeto nesse sentido. E agora, apresentado oficialmente às instituições, houve uma confluência de vontades”, comemorou a juíza Patrícia Neves.

Vitória, 26 de fevereiro de 2021

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br