Profissionais do TJES participam de curso sobre preparação para aposentadoria

O curso aconteceu na sede do Tribunal de Justiça, nos dias 13 e 14 deste mês.

O Tribunal de Justiça do Estado, por meio da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS), realizou nesta semana um curso para capacitar os profissionais do Poder Judiciário que atuam diretamente no atendimento e preparação de servidores e magistrados do Poder Judiciário Estadual para a aposentadoria.

A doutora em psicologia e especialista na área de aposentadoria, Lúcia França, foi convidada para ministrar a capacitação. Ela explicou a importância de um bom planejamento ao montar o PPA, que é o Programa de Preparação para Aposentadoria do Judiciário do Espírito Santo, instituído em 2012 com o objetivo de proporcionar uma preparação para magistrados e servidores que estão próximos de aposentar.

Durante os encontros, realizados em uma sala de sessões do Tribunal de Justiça, Lúcia ressaltou que os profissionais que trabalham no atendimento devem seguir procedimentos de análise de demandas, recursos disponíveis, além de tomar os devidos cuidados no tratamento com cada servidor. A especialista também deu recomendações sobre a linguagem verbal e corporal adequadas no atendimento, ao lidar com as pessoas que aderem ao programa.

Ao final, foi aberto um momento de debate no qual os servidores participantes da capacitação tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema tratado, identificar possíveis pontos de melhorias no atendimento e compartilhar sugestões relacionadas ao programa.

A coordenadora do CSPS, juntamente aos demais servidores da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde do TJES estiveram presentes participando do curso.

Saiba mais

O PPA atende pessoas que estão próximas da aposentadoria, com o intuito de prevenir, por meio de reflexões e planejamento, as diversas consequências que a aposentadoria não-planejada pode trazer. Os assuntos abordados nos encontros esclarecem sobre temas como projeto de vida, finanças e orçamento doméstico, direito previdenciário e saúde.

Vitória, 14 de dezembro de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Isabella de Paula | ihpaula@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br