Corregedoria Geral lança Painel de Sistemas e apresenta projeto do Centro de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial

Equipe da Corregedoria Geral apresenta Centro de Inteligência Artificial

A proposta dos projetos é possibilitar a utilização da tecnologia para auxiliar o trabalho realizado no Poder Judiciário.

O corregedor geral da Justiça, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, acompanhado dos juízes corregedores – Adriano Correa de Mello, Ednalva da Penha Binda, Patrícia Faroni e Rodrigo Ferreira Miranda, apresentou, nesta sexta-feira (29), o novo Painel de Sistemas da Corregedoria (CGJ-ES) para os magistrados do Espírito Santo. No encontro, o desembargador também falou sobre o Centro de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial do Poder Judiciário (CorE-IA).

O desembargador Samuel Meira Brasil Júnior explicou que a proposta dos projetos é possibilitar a utilização da tecnologia para auxiliar o trabalho realizado no Poder Judiciário. Para o corregedor, não faz sentido a repetição de atos mecânicos, que não exigem qualquer reflexão, e neste aspecto, a máquina, a tecnologia pode ajudar.

A plataforma foi apresentada pelo juiz corregedor Adriano Correa de Mello, que conduziu o projeto junto com a analista judiciária Zileimar Luce Cordeiro Gomes. O magistrado explicou que um conjunto de sistemas foi organizado dentro do painel, na página da Corregedoria, e agora estará disponível não apenas para a CGJ-ES, mas também para as unidades judiciárias.

A ferramenta disponibiliza sistemas, como inspeção judicial, já utilizado, e situação do acervo, onde será possível ver a relação de processos em cada sistema, além de identificar o número e o tipo de sentenças proferidas, assim como informações sobre todos os magistrados que atuaram nos últimos 24 meses na Vara, ou seja, uma produtividade completa discriminada por tipo de sentença proferida.

Outro módulo que aparece no ambiente é o Painel da Corregedoria, que é de uso exclusivo da Corregedoria; e Estatísticas, que apresenta para as unidades a média de produtividade de acordo com o grupo a que ele pertence, então Vara Cível será comparada com Cível, Vara Criminal com Criminal, ou seja, são quase 30 grupos, para que não haja comparação com unidades de competências diferentes, explicou o juiz Adriano Mello.

A ferramenta Atualização de Débitos, que já está em uso em algumas contadorias do Estado e permite uma série de informações importantes, variáveis e formas de cálculo, agora será disponibilizada para as unidades judiciárias por meio do painel. A criação desse sistema contou com a contribuição de um grupo de contadores experientes do Poder Judiciário, que recebeu agradecimentos durante a reunião.

Para o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, com a entrega do painel, foi possível dar passos importantes, mas é apenas o começo. “Tudo o que nós fizemos e tudo o que nós faremos são apenas passos iniciais para que possamos desenvolver e aperfeiçoar, e com a colaboração de todo mundo. O que nós pretendemos além do que já foi feito, seria conciliar o módulo de correição virtual com o módulo de inspeção e de relatórios, com a participação do magistrado, para que o sistema possa gerar automaticamente um modelo de gestão para cada unidade, porque cada uma tem a sua especificidade e cada uma reclama uma atuação própria, diferente das demais”.

 

CorE-IA

Sobre o Centro de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial, o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior explicou que, em março de 2018, a Corregedoria Geral da Justiça fez um laboratório, e em 2019, em razão do avanço desse projeto, foi possível oficializar um Centro de Inteligência Artificial na Corregedoria, que foi chamado de CorE-IA.

“Esse Centro começou a desenvolver diversos projetos para que nós possamos ter resultados de uso colaborativo com os magistrados e os servidores. Esses projetos têm duas abordagens distintas, tem uma abordagem acadêmica, mas tem uma abordagem de pesquisa aplicada”, disse o corregedor.

A ideia é elaborar projetos para a utilização e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que serão disponibilizadas para todos, unindo forças para apresentar um resultado útil para a sociedade e eficaz para o Poder Judiciário.

Alguns projetos são: verificação de compatibilidade ética e normativa dos algoritmos e ferramentas de inteligência artificial no âmbito das inovações tecnológicas do Poder Judiciário, resolução de conflitos privados em ambiente virtual, e desenvolvimento de tecnologia de informação voltada para o auxílio e orientação aos magistrados de 1º grau na gestão das unidades judiciárias.

Segundo o desembargador, os projetos ganharam amplitude tão grande, que não ficaram limitados apenas à Corregedoria e já tem um ato do Presidente do Tribunal de Justiça ampliando o Centro de Inteligência Artificial para todo o Poder Judiciário.

Corregedor Geral da Justiça faz discurso de agradecimento aos servidores que atuaram no biênio

Nesta semana, o corregedor geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, reuniu todos os servidores da Corregedoria e proferiu um discurso de agradecimento pelo empenho e dedicação durante o biênio 2018/2019.

“Muito obrigado por todo o trabalho, todo o esforço e dedicação de cada um de vocês. Nós tivemos o privilégio de participar de dois anos diferenciados. Fizemos muita coisa, muita coisa gostaríamos de ter ido além, mas não tivemos pernas e mesmo assim nós pavimentamos o caminho para que o trabalho possa continuar. Nós enfrentamos desafios e conseguimos fazer uma gestão que tem sido referência positiva e eu sempre repito que os elogios devem ser para toda a equipe, ninguém faz nada sozinho. O que nós conseguimos fazer nesses dois anos, as contribuições que conseguimos dar foram graças a vocês”.

O corregedor também acrescentou que, mesmo com o fim deste biênio, os servidores devem se preparar para novos desafios no intuito de prestarem um serviço de atendimento sempre com mais qualidade à sociedade.

“Outra palavra que tenho a dizer é da necessidade de se ter perseverança, o caminho não terminou. Nós começamos, mas quem continuar na Corregedoria terá um desafio muito grande, porque tudo o que nós fazemos é para servir a sociedade, por isso temos que insistir no objetivo de atender de modo excelente o povo”, declarou o corregedor-geral.

Vitória, 29 de novembro de 2019

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Isabella de Paula | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br