Corregedor Geral participa do 72º Encontro de Corregedores


Print Friendly, PDF & Email

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa participou do 72º ENCOGE

O Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza, participou do 72º Encontro de Corregedores (Encoge), realizado no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, nos dias 11 e 12 de agosto.

Encontro termina com homenagem e lançamento de programa

Foto 2 - Ministra discursandoA presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) e corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, avaliou como muito positiva a realização do (Encoge).

Maria Erotides enfatizou a importância da troca de ideias e informações para o aprimoramento do Primeiro Grau de Jurisdição, além de destacar a deferência da ministra Nancy Andrighi ter escolhido o Encoge para se despedir dos corregedores e fazer o balanço de sua gestão à frente da Corregedoria Nacional.

“Quando assumiu, há dois anos, a ministra Nancy prometeu fortalecer as Corregedorias estaduais e cumpriu sua promessa. Durante esse período, todas as representações e pedidos de providências que chegaram à Corregedoria Nacional foram encaminhados aos Estados correspondentes para que lá se apurassem os fatos”, enfatizou a desembargadora.

Conforme afirmou Nacy Andrighi, “as corregedorias locais são estruturas bem montadas, capazes de processar e julgar os seus juízes. Quanto mais próximo do fato e das pessoas, e quanto mais conhecedor da peculiaridade de cada estado, melhor será o julgamento”.

Foto 3 - HomenagemApós os debates, os corregedores-gerais foram unânimes ao ressaltar o trabalho da ministra à frente do órgão e a homenagearam com orquídeas. Em seguida, os participantes se deslocaram à comarca de Luziânia-GO (a 60 km de Brasília) para acompanhar o lançamento do “Programa de Julgamento Virtual da Turma Recursal”, que propõe tornar mais ágil e eficaz o julgamento dos recursos oriundos dos Juizados Especiais.

O projeto, idealizado pela ministra Nancy Andrighi, foi desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio das juízas Flávia Morais Nagato, Soraya Fagury Brito e Alice Teles de Oliveira, titulares em Luziânia. “Escolhi este projeto e lugar para terminar a minha administração, obrigado por realizarem meu sonho”, ressaltou a ministra ao se referir às magistradas.

Fonte: Assessorias de Comunicação CGJ-MT / CGJ-MA / STJ

Fotos: STJ e CGJ-MA