OFÍCIO-CIRCULAR Nº 128/2009 – PUBL. 05/10/2009


Print Friendly, PDF & Email

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

OFÍCIO-CIRCULAR Nº 128/2009

Vitória/ES, 02 de outubro de 2009.

Sr. Notário e Registrador:

CONSIDERANDO que o egrégio Conselho Superior da Magistratura e a douta Comissão de Concurso Público de Remoção de titulares de serventias de notas e de registro do Estado do Espírito Santo, valendo-se de suas atribuições, recentemente desmembrou cartórios não-oficializados (v.g. registro civil e tabelionato de notas);

CONSIDERANDO que o art. 489 do Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça é expresso ao prescrever que “é vedado o repasse do Selo de Fiscalização de uma serventia para outra”, sendo que a inobservância do dispositivo “importará na abertura de procedimento para apuração de infração disciplinar”.

RESOLVE

Art. 1º – Vedar – em absoluto -, na hipótese de desmembramento de cartório não-oficializado, o repasse de Selos de Fiscalização do cartório originário ao cartório desmembrado, sob pena de instauração de procedimento administrativo-disciplinar para apuração de infração funcional.

Art. 2º – Determinar que os Selos de Fiscalização remanescentes, impassíveis de utilização pelo cartório originário, deverão ser encaminhados à egrégia Corregedoria Geral da Justiça (Auditoria Interna), mediante ofício, para anulação.

Publique-se. Cumpra-se.

DES. CARLOS HENRIQUE RIOS DO AMARAL
Vice-Corregedor Geral da Justiça