OFÍCIO-CIRCULAR Nº 22/2012


Print Friendly, PDF & Email

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PODER JUDICIÁRIO

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

OFÍCIO-CIRCULAR N.º 22/2012

Vitória(ES), 15 de março de 2012.

Senhor(a) Servidor(a) da Corregedoria Geral da Justiça,

No V ENCONTRO NACIONAL DO JUDICIÁRIO, realizado na cidade de Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, o Conselho Nacional de Justiça e as Corregedorias Gerais de Justiça dos Tribunais de Justiça brasileiros, estabeleceram 10 metas a serem cumpridas em 2012, como forma de aprimorar a gestão dos processos e a fiscalização disciplinar nas Justiças locais.

Naquela oportunidade, a Ministra Eliana Calmon declarou: “No momento em que o CNJ discute as metas para 2012, a Corregedoria também negocia com os corregedores locais o que eles podem fazer, não somente em relação à atividade disciplinar, mas também em relação à gestão de processos. Eu costumo dizer que as corregedorias são desatadoras de nós, pois tiram aquilo que emperra os processos”.

A primeira, e uma das mais importantes metas definidas, de acordo com Corregedora Nacional da Justiça, será a elaboração, pelas Corregedorias Gerais de Justiça, no prazo de até 120 dias, de PLANO DE GESTÃO para 2012, que terá algumas premissas gerais, mas também levará em consideração as realidades regionais de cada Judiciário. O prazo de 120 dias será contado a partir do momento em que a Corregedoria Nacional de Justiça divulgar a todos os Tribunais, por meio do seu site, modelos de planos de gestão elaborados por alguns Tribunais do país que, segundo a Corregedoria Nacional de Justiça, são exemplos de boas práticas de gestão que podem colaborar significativamente para a melhoria do serviço jurisdicional.

Portanto, como Corregedor-Geral da Justiça capixaba, quero solicitar ao(à) servidor(a) desta Corregedoria que sugira, no prazo de até 05 (cinco) dias, ações e providências que deveriam/poderiam ser implementadas internamente nos diversos setores administrativos deste órgão, no sentido de aperfeiçoar suas atividades institucionais.

Como servidor(a) da CGJ-ES, sua colaboração é imprescindível na elaboração de um PLANO DE GESTÃO que irá interferir diretamente nas atividades internas e externas da Corregedoria. Quanto maior o envolvimento dos nossos servidores efetivos ou comissionados, melhor a qualidade do PLANO DE GESTÃO a ser concebido e apresentado ao CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.

As sugestões devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico secretariacgj@tjes.jus.br.

No aguardo das sugestões ora solicitadas, reafirmo meu apreço pessoal.

Atenciosamente,

Des. CARLOS HENRIQUE RIOS DO AMARAL
Corregedor-Geral da Justiça