Gestão Judiciária foi tema de seminário promovido pela CGJ


Print Friendly, PDF & Email

 O presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, compôs a mesa de honra do evento realizado pelo corregedor, desembargador Ney Batista Coutinho, e sua equipe da CGJ-ES.

Nesta sexta-feira, 14, a Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJ-ES), gerida pelo desembargador Ney Batista Coutinho, realizou, em parceria com a Escola da Magistratura (Emes), um seminário sobre gestão da unidade judiciária.

Durante a abertura do evento, compuseram a mesa de honra o corregedor geral da Justiça, desembargador Ney Batista Coutinho, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (Tjes), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, o vice-corregedor Telêmaco Antunes de Abreu Filho, o diretor da Escola da Magistratura (Emes), desembargador Willian Silva e o juiz de Direito Sérgio Ricardo de Souza, representando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O corregedor geral da Justiça, desembargador Ney Coutinho, cumprimentou a mesa de honra e os participantes do seminário, agradecendo aos juízes corregedores Adriano Corrêa de Mello, Gil Vellozo Taddei, Giselle Onigkeit e Paula Ambrozim de Araújo Mazzei, pela organização do evento.

“Quero cumprimentar aos colegas aqui presentes, em especial o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, que nos honra com sua presença, os palestrantes que aceitaram o convite e os juízes corregedores, reais responsáveis por esse encontro”.

O corregedor geral ainda agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, pelos serviços prestados à frente da corregedoria, em destaque pela criação do código de normas da CGJ-ES durante sua gestão.

“Agradeço ao presidente do Tjes, desembargador Ronaldo, pelo trabalho e legado deixados aqui enquanto esteve responsável pela administração desta Corregedoria Geral da Justiça. Somente a inteligência de vossa excelência poderia resultar nesse excelente trabalho”, frisou.

Após a fala de abertura, foi assinado pelo corregedor geral da Justiça e o diretor da Escola da Magistratura, um termo de cooperação técnica para articulação de ações para apoio, orientação e treinamento das unidades judiciárias do 1º grau do Poder Judiciário estadual no objetivo de melhorar a eficiência e eficácia nos processos judiciais.

O diretor da Escola da Magistratura, desembargador Willian Silva, em sua fala ressaltou a relevância da parceria entre a CGJ-ES e a Emes.

“A assinatura deste acordo, deste projeto ímpar de cooperação técnica, é uma data para não esquecermos. E, pelo que consta, esse é o primeiro acordo deste gênero assinado entre as partes. O primeiro de muitos outros. Falar de eficiência e eficácia na prestação jurisdicional é uma exigência do momento democrático no qual vivemos. Por isso, a corregedoria geral da justiça está dando um salto, não só no presente, mas também para o futuro”.

O presidente do Tribunal de Justiça também parabenizou a CGJ-ES e a Emes pela parceria empreendida.

“Quero parabenizar o nosso corregedor e o nosso diretor da Escola da Magistratura pela feliz iniciativa deste convênio que, com certeza, irá gerar frutos. Estou muito feliz por estar presente nesta solenidade e por ver que nosso código de normas de 2017 se mostra moderno para lidar com os novos desafios da Justiça”.

Feitas as manifestações dos integrantes da mesa de honra, o juiz corregedor Adriano Correa de Mello apresentou o currículo dos palestrantes convidados, o juiz de Direito do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Henrique Borlido Haddad, que ministrou palestra com a temática “as 8 leis da administração judicial” e o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Jeverson Luiz Quinteiro, com a palestra “O Papel do juiz administrador como gestor de operações”.

O juiz convidado Carlos Henrique Borlido Haddad, que é professor da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), apresentou em sua palestra os desafios de gerir uma unidade judiciária e a necessidade de capacitação dos servidores. Ele trouxe exemplos de sua experiência como magistrado, citando estratégias de melhoria da qualidade do serviço público.

O juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Jeverson Luiz Quinteiro, que é professor na Fundação Getúlio Vargas, enfatizou a melhoria de resultados na produtividade a partir da simplificação de sistemas dentro do Poder Judiciário.

Durante o evento estiveram presentes juízes, assessores, servidores do Poder Judiciário, além de estudantes da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages).

Vitória, 17 de fevereiro de 2020

Texto: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES