Poder Judiciário Estadual contará com novo sistema de gestão das Serventias Extrajudiciais


Print Friendly, PDF & Email

Apresentado na última sexta-feira, 03, na Corregedoria Geral da Justiça, o SIGEX está sendo desenvolvido em parceria com o IFES por meio de um termo de cooperação firmado com a FAPES.

O Poder Judiciário Estadual (PJES) contará, num futuro próximo, com o novo Sistema de Gestão das Serventias Extrajudiciais do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (SIGEX), que se encontra em desenvolvimento pelo IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, fruto de um Termo de Cooperação firmado com a FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Espírito Santo.

Previsto para estar completamente pronto em até 18 (dezoito) meses, o Sigex foi apresentado, na última sexta-feira (03/3), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, e tem por objetivo o desenvolvimento de sistema de informação para aperfeiçoamento dos cadastros de informações e usuários de serviços de serventias vinculadas e controladas pelo TJES.

Estavam presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca, o presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJES (CGTIC), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o reitor do IFES, Jadir José Pela, e o diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES, Denio Rebello Arantes.

Também participaram os juízes corregedores: Akel de Andrade Lima, Daniel Barrione de Oliveira, Leonardo Alvarenga da Fonseca e Marcelo Menezes Loureiro, bem como o juiz Marco Antônio Barbosa, além dos estudantes do Ifes envolvidos no projeto e servidores da Corregedoria Geral da Justiça.

Trata-se de um sistema gerencial composto de quatro módulos: Módulo Serventias Extrajudiciais, Módulo de Pessoal, Módulo Serviços Prestados e Módulo Arrecadação Extrajudicial.

“Esse novo sistema proporcionará o desenvolvimento de mecanismos para agilizar, otimizar e aperfeiçoar o papel do Poder Judiciário na sociedade capixaba, notadamente em sua atividade de fiscalização e acompanhamento dos relevantes serviços prestados pelas serventias extrajudiciais à população”, destacou o corregedor-geral.

“Outro aspecto importante a ser destacado é a interação, inédita no âmbito do Poder Judiciário Estadual, com uma instituição federal de ensino para desenvolvimento de sistemas informatizados, o que vem ao encontro das necessidades de aperfeiçoamento das ferramentas à disposição do TJES e, da mesma forma, incentiva a pesquisa científica e tecnológica do IFES, com inegáveis ganhos para a formação de seu quadro acadêmico e de futuros profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação”, ressaltou ainda o desembargador Carlos Simões Fonseca.

Para o reitor do Ifes, trata-se de uma excelente oportunidade também para os estudantes, que poderão colocar em prática o que aprendem em sala de aula: “Para nós é como chuva em incêndio porque também estamos trazendo resultados para a sociedade. Agradecemos a oportunidade e agradeço especialmente a todos do Ifes que toparam o desafio. Estamos à disposição para outros desafios como esse”, destacou Jadir José Pela.

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa também destacou a importância da iniciativa: “o desembargador Carlos Simões Fonseca e toda a equipe do Ifes estão buscando algo muito caro para o nosso país: a eficiência. E essa busca é muito importante! Parabenizo e deixo aqui ao corregedor-geral e a toda a equipe do Ifes o meu agradecimento de cidadão”, declarou o presidente do CGTIC.

A previsão do Termo de Cooperação, celebrado em outubro de 2022, é de que o novo sistema esteja completamente pronto em até 18 meses, mas que ainda na presente gestão alguns módulos já sejam entregues para utilização no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça.

Vitória, 06 de março de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br