25 de maio: Dia Nacional da Adoção


Print Friendly, PDF & Email

Hoje é um dia muito especial. Comemoramos a possibilidade de uma criança ou adolescente pertencer e conviver com uma família que o aceita como integrante. Celebramos a ADOÇÃO!

A ADOÇÃO se realiza no encontro de uma criança ou adolescente, que necessita de uma família que lhe ame, cuide, respeite, oriente, eduque e proteja, com pessoas com o desejo de tornar-se pai ou mãe, que possam oferecer condições ambientais, materiais, afetivas e sociais para o seu bom desenvolvimento.

Vale lembrar que é direito da criança e do adolescente pertencer a uma família. No Estatuto da Criança e do Adolescente está claro que “toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta” (art. 19).

É comum ouvirmos ou lermos que “a conta da adoção não fecha”. Isso acontece porque a maioria das crianças disponíveis para a adoção não se encaixa no perfil desejado pela maioria dos pretendentes. Uma boa notícia é que, lentamente, este perfil de criança desejada para adoção está mudando no Brasil. Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando que se tornar pai e mãe de uma criança maior ou de um adolescente, ou de uma criança parda ou negra ou com irmãos, pode proporcionar a realização do projeto adotivo com a mesma satisfação e alegria.

No Espírito Santo, nesta data, existem 141 crianças e adolescentes acolhidos, cujos processos de destituição do poder familiar estão julgados, ou seja, disponíveis à adoção. Destaca-se que dentre essas, 89 possuem irmãos (pertencem a grupos de irmãos).

Considerando o perfil das crianças e adolescentes disponíveis para adoção no ES, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA/ES) e o Grupo de Trabalho sobre Adoção do Poder Judiciário do ES, com apoio da Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça, elaborou cartões-postais que chamam a atenção da sociedade para as adoções, em geral, preteridas pelos pretendentes, como a adoção tardia, de grupos de irmãos, a inter-racial e a adoção de crianças com deficiência ou doença crônica. Você poderá encontrar esses cartões em estabelecimentos comerciais, nos cursos de preparação para adoção e eventos sobre o tema.

CLIQUE AQUI e veja os cartões.

Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA/ES
R. João Baptista Parra, 320, Enseada do Suá – Vitória/ES
CEP: 29.050-375
Fone: (27) 3145-3171
Acesse nosso blog: www.adotandoumfilho.blogspot.com.br