CSPS conscientizou servidores sobre cuidados com a saúde mental durante o “Janeiro Branco”

mulher de costas e com as mãos na cabeça. ao fundo uma paisagem com um lago.

O mês de janeiro foi escolhido para a campanha nacional porque é o momento em que as pessoas estão focadas no planejamento.

A Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde do TJES (CSPS), aderiu à campanha nacional “Janeiro Branco” e durante todo o mês conscientizou servidores, magistrados e terceirizados acerca dos cuidados com a saúde mental. O mês foi escolhido porque é o período em que as pessoas estão focadas nos planejamentos e metas para serem alcançadas ao longo do ano.

O Psicólogo da CSPS Ricardo Miguel explica que o modo de vida competitivo e elétrico das sociedades tem produzido indivíduos adoecidos psiquicamente. Então, pensar em saúde mental, no Janeiro Branco, significa em pensar como estamos nos relacionando, como anda nosso estilo de vida, como temos cuidado de nossas emoções.

“Nós temos nos dedicado a conviver com as pessoas? Temos momentos de lazer, hobby, exercícios físicos? Temos meditado, contemplado a natureza? Temos conversado e dialogado com as pessoas, com nossos amigos e familiares? Temos falado de nossas emoções? Temos buscado rede de apoio diante das dificuldades da vida? Como está a minha relação com a música, com o cinema, com a arte em geral? São reflexões que podemos fazer “, ressalta Ricardo.

Para o psicólogo, uma ação fundamental diante do adoecimento mental é não permanecer solitário, e sim buscar profissionais da área e aumentar nossa rede de apoio. “Se você perceber que um amigo está sofrendo ou for procurado por alguém, é importante que dê apoio, ouça, converse, pois fará toda diferença”, aconselha.

Além da visibilidade que ganha no mês de janeiro, o tema da saúde mental deverá ser trabalhado ao longo do ano em outros projetos da CSPS, como as Rodas de Conversa e o Programa de Preparação para Aposentadoria.

Vitória, 27 de janeiro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da CSPS) | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

foto: Anastasiya Gepp/Pexels