Voltar para Desembargadores

Des. Annibal de Rezende Lima – Presidente do TJES

alt

Des. Annibal de Rezende Lima

Dados Pessoais
 
Nascimento: 24 de abril de 1949
Naturalidade: São José do Calçado – ES
Filiação: Annibal de Athayde Lima
Theophila Fonseca de Rezende Athayde Lima
Esposa: Cynthia Pinheiro da Silveira de Rezende Lima
Filhos: Júnia e Guilherme
 
Formação Profissional
 
É diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, turma de 1972. É detentor do prêmio CARLOS XAVIER PAES BARRETO, conferido ao melhor aluno da 4ª Cadeira de Direito Civil, em 1972, conforme ato da Congregação da referida Universidade.
Atividades profissionais exercidas : Advogado militante, Procurador do Estado do Espírito Santo – aprovado em concurso público de provas e títulos, e Professor do Departamento de Direito, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – aprovado em concurso público de provas e títulos.
Foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça na vaga do quinto constitucional, destinada a Ordem dos Advogados do Brasi – OAB/ESl, tendo tomado posse em 31 de agosto de 1998.
Vida Funcional
 
Vice-presidente do Tribunal de Justiça, biênio 2006/2007. Nesse período, integra do Conselho da Magistratura e preside as Câmaras Cíveis e Criminais Reunidas.
Foi Juiz do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo (TRE-ES), ocupando vaga destinada à classe dos advogados. Foi Procurador-Chefe da Procuradoria de Contratos e Obrigações e da Procuradoria Geral do Estado. Membro do Conselho da Procuradoria Geral do Estado, Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (1993), Conselheiro (suplente) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Espírito Santo – e Membro da Junta de Recursos da Previdência Social no Estado do Espírito Santo.
Foi Membro da banca julgadora de títulos do concurso para provimento do cargo de ASSISTENTE JURÍDICO, hoje PROCURADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Membro da banca examinadora para admissão de PROFESSOR do Departamento de Direito, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Foi Presidente da banca examinadora da prova de Noções Direito, para provimento do cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO do quadro permanente do Serviço Civil do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo, sob os auspícios da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, cabendo-lhe, inclusive, a elaboração das questões. Presidente da banca examinadora do concurso para provimento do cargo de ASSESSOR DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS CORRENTES, do quadro permanente do Serviço Civil do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo, sob os auspícios da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, além de haver elaborado o respectivo programa.
Magistério
É Professor do Departamento de Direito, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), aprovado em concurso público de provas e títulos. Professor de Direito do Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha (hoje, conhecido por “Universidade de Vila Velha”- UVV) – 1976/1978.

E-Mail
arlima@tjes.jus.br

Desembargadores do ES  

Assista a entrevista com o Des. Annibal de Rezende Lima