Voltar para Desembargadores

Des. Ney Batista Coutinho

alt

Des. Ney Batista Coutinho
(Curriculum Vitae)

Dados pessoais

 

Nascimento: 18/09/47

Naturalidade: Salinas, Minas Gerais

Filiação: Corino Batista Coutinho e Geralda Coutinho

Esposa: Nelcina Athayde Coutinho

 

 

Formação acadêmica

 

Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros, em 1974. É especialista em Direito e Processo Civil pela Universidade Gama Filho, cuja monografia foi publicada na revista Direito em Movimento. Participou de dezenas de cursos de aperfeiçoamento e atualização em Direito e Processo Civil em grandes e Universidades e institutos do Brasil. Participou de Congressos, Jornadas e Fóruns em todo o Brasil.

 

Vida Funcional como Desembargador

Tomou posse como desembargador em 18 de outubro de 2007. Atua na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado Espírito Santo.

Vida Funcional

 

Iniciou a vida funcional como escriturário da prefeitura de Salinas, MG, em 1965. Atuou como escrevente substituto do Cartório do 2º Oficio do Registro de Imóveis de Montes Claros de 1966 a 1972. Foi advogado ainda em Salinas, no período de 1974 a 1982. No mesmo ano, foi empossado juiz substituto, sendo designado juiz adjunto da 4ª Vara de Vitória. Ainda como juiz substituto atuou nas Comarcas de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Teresa. Em 1983, foi promovido por merecimento a juiz de Direito da Comarca de Mantenópolis. Posteriormente, atuou nas Comarcas de São Mateus, Aracruz e Linhares. Em 1987, foi removido para o cargo de juiz de Direito substituto da Comarca da Capital. Em 1994, foi promovido por merecimento ao cargo de juiz de Direito de Entrância Especial, assumindo como titular do atual 1º Juizado Especial Cível de Vitória. Ainda em 1994, foi removido para a 4ª Vara de Família de Vitória . Em 2004 foi removido, a pedido, para a Vara do 5º Juizado Especial Cível de Vitória. Ney Coutinho também atuou como juiz eleitoral em Mantenópolis, Alfredo Chaves, São Mateus, Linhares, Mucurici, Domingos Martins, Cariacica e em Vitória. Coordenou os trabalhos para a instalação da Vara de Execuções Municipais e a 5ª Vara dos Juizados Especiais Cíveis – Privativa das Microempresas.

 

 

Desembargadores do ES  

Assista a entrevista com o Des. Ney Batista Coutinho