Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa assume Presidência do TJES em solenidade prestigiada e marcada por emoções

Também foram empossados o vice-presidente do TJES, o corregedor geral da Justiça e o vice-corregedor.

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em Sessão Solene, realizada na tarde desta quinta-feira (12), no Salão do Tribunal Pleno do Palácio Renato de Mattos. Na cerimônia, também foram empossados o vice-presidente do TJES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, o corregedor geral da Justiça, desembargador Ney Batista Coutinho, e o vice-corregedor, desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho. A nova mesa diretora conduzirá o Tribunal de Justiça Estadual no Biênio 2020/2021.

A solenidade de posse teve início com uma cerimônia militar, que aconteceu à rua Desembargador Homero Mafra, em frente a sede do TJES. Seguindo o rito do protocolo, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa passou em revista à tropa da Polícia Militar, a convite do governador do Estado, Renato Casagrande. Também estiveram presentes na cerimônia militar os demais integrantes da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça para o próximo biênio.

Em seguida, foi realizada a Sessão Solene de posse da nova mesa diretora, no Salão Pleno, quando o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa foi conduzido ao plenário pelos desembargadores Adalto Dias Tristão e Jorge Henrique Vale dos Santos, o mais antigo e o mais novo integrante da casa presente na sessão. A solenidade, muito concorrida, contou com a presença de autoridades, empresários, amigos e familiares.

Após a Execução do Hino Nacional e do Hino do Estado do Espírito Santo pela Banda de Música da Polícia Militar, o desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama fez seu discurso de despedida da Presidência do Tribunal de Justiça, quando lembrou as conquistas do Tribunal de Justiça durante sua gestão e agradeceu nominalmente toda a equipe que esteve a seu lado durante os anos de 2018 e 2019.

“Enfatizo, por questão de justiça, que todo o resultado das múltiplas ações realizadas em nossa gestão derivaram não apenas do meu esforço individual, mas de um empenho coletivo, desenvolvido principalmente por todo o quadro do seleto corpo de Assessores, serventuários e funcionários deste Tribunal de Justiça Estadual, sobretudo pelo amor, motivação, competência e inúmeras outras virtudes que ornamentam o caráter de todos”, apontou.

Em seguida, o desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama transmitiu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça para o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa e deu as boas-vindas aos novos dirigentes:

“Ao receber com fraternal apreço os doutos, competentes e respeitados Desembargadores Ronaldo Gonçalves de Souza, José Paulo Calmon Nogueira da Gama, Ney Batista Coutinho e Telêmaco Antunes de Abreu Filho, formulo-lhes sinceros votos de que seja repleta de realizações e pleno sucesso a gestão que se inicia. Tenham certeza de que a confiança de todos nós, em vocês, é irrestrita, e certamente, vocês escreverão mais um capítulo de brilho na história do Tribunal de Justiça do Espírito Santo”, ressaltou o magistrado.

O desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, em seguida, inaugurou o seu retrato, que irá compor a galeria de fotos de ex-presidentes do Tribunal de Justiça, no salão pleno do TJES.

Seguindo o protocolo, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa prestou compromisso legal para exercer o cargo e assinou o termo de posse. Ao tomar assento na cadeira de presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador deu posse ao vice-presidente José Paulo Calmon Nogueira da Gama, ao corregedor geral da Justiça, desembargador Ney Batista Coutinho, e ao vice-corregedor, desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho.

A saudação aos novos dirigentes ficou sob a responsabilidade do desembargador Adalto Dias Tristão, destacou que os novos membros da mesa diretora estão preparados para os novos desafios e desejou-lhes uma gestão eficiente e profícua. “Os novos dirigentes conhecem de perto a realidade de todas as nossas 67 Comarcas mesmo as mais distantes. Atuaram em cada uma delas ou passaram a serviço da Corregedoria Geral ou em outra missão”, disse o decano da Corte.

O novo presidente agradeceu aos que estiveram presentes em sua trajetória, amigos e familiares, e a todos com quem trabalhou em seus quase 40 anos de magistratura. “Compartilho com todos meu anseio de contribuir ao máximo para um Judiciário unido, valorizado e forte, que com seus valorosos membros possa fazer valer a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a legislação vigente, levando a Justiça a todo o povo capixaba, garantindo a liberdade e a dignidade, construindo diuturnamente uma relação de confiança com a sociedade para que acreditem que somos um poder imparcial, autônomo e essencial para a democracia”, enfatizou o novo presidente do TJES.

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa ainda ressaltou que sua meta para o biênio 2020/2021 está escrita na bandeira do Espírito Santo, ou seja, “trabalha e confia” e falou sobre os desafios que terá em sua gestão:

“O caminho é longo e por muitas vezes de certo não será fácil, mas espero que no final do percurso tenhamos o sentimento de dever cumprido, contando para tanto com a continuidade de algumas políticas públicas judiciárias, que considero essenciais para a manutenção do belíssimo trabalho que é realizado pelo Poder Judiciário capixaba”, disse o presidente em seu discurso.

Ao final da cerimônia, o desembargador Ronaldo recebeu a homenagem do filho André Furnalete Gonçalves de Sousa, que a todos emocionou ao cantar Ave Maria de Bach, Mio Babino Caro e Romanza, de Andrea Bocelli.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o governador Renato Casagrande e a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; o procurador geral de Justiça, Eder Pontes da Silva; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos; o deputado federal Josias da Vitória; o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Manoel de Queiroz Calças; o juiz Nedir Moraes, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Ana Paula Tauceda Branco; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun; a diretora do Foro da Justiça Federal no Espírito Santo, a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik; e o subdefensor público geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo.

Vitória, 12 de dezembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br