Desembargador Ronaldo Gonçalves recebe homenagem ao se aposentar após 42 anos de magistratura

O homenageado recebeu a comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, a mais alta honraria da Justiça estadual.

Ao se despedir do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em razão de sua aposentadoria, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, recebeu, das mãos de familiares e do presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, a comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, a mais alta honraria da Justiça estadual concedida em razão do seu notável desempenho ao longo de sua carreira jurídica. A homenagem aconteceu na tarde desta quinta-feira (18/8), durante a sessão do Tribunal Pleno.

O desembargador Manoel Alves Rabelo, que estudou com o desembargador Ronaldo ainda nos tempos da faculdade de Direito, ressaltou os traços predominantes do homenageado, como independência, probidade e modesta lhaneza no trato com os colegas, bem como sua brilhante trajetória.

desembaragdor Manoel Alves rabelo

Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2020-2021, o desembargador Ronaldo ingressou na magistratura em 1980, tendo atuado em diversas comarcas do interior e na capital. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador do TJES, onde exerceu a função de supervisor dos Juizados da Infância e da Juventude e membro do Conselho da Magistratura. Também assumiu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo de 2015 a 2017, e a função de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no biênio 2018-2019.

desembargador Adalto Dias tristão

O desembargador Adalto Dias Tristão, decano da Corte, lembrou que o homenageado sempre recebeu os aplausos de todos os colegas do Tribunal de Justiça pelo seu modo de ser. E como juiz de primeiro grau foi o que mais fez julgamentos do júri, desde os mais simples até os mais complexos, em todo o estado do Espírito Santo.

Também colega da turma de Direito de 72 da Ufes, o desembargador Annibal de Rezende Lima falou da feliz coincidência de ter se sentado, por tantos anos, ao lado do desembargador Ronaldo Gonçalves no Tribunal Pleno. “Eu vou sentir, por todas as razões, a ausência do desembargador Ronaldo, mas tenho certeza que ele irá gozar o aconchego da família, o recesso do lar, irá gozar de muita saúde e muita paz para continuar sempre se lembrando de nós, porque nós sempre haveremos de lembrar de sua excelência”, enfatizou o desembargador Annibal.

desembargadores homenageiam Ronaldo Gonçalves

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa agradeceu a todas as pessoas que fizeram parte de sua carreira de 42 anos na magistratura, desde os primeiros assessores, como o advogado Rodrigo Klippel, que também lhe prestou homenagem, até a equipe mais recente citada nominalmente, bem como os juízes que o acompanharam na Corregedoria Geral da Justiça e na Presidência do TJES.

Em seu discurso, o homenageado também falou sobre o momento do adeus. “Despedida é um momento único, milagre em forma de encontro entre o passado e o futuro, ambos habitando um singelo pedaço do tempo presente, se a isso se presta reunir momentos outrora irreuníveis, cabe nestas cândidas palavras um tributo ao que findou e outro ao porvir. Em retrospectiva, nada há de maior realce senão o sentimento de gratidão, que nutro no âmago do meu ser àquelas queridas pessoas que compartilharam comigo esta trajetória de vida”.

desembargador Ronaldo

 

“Assim, volto-me novamente a minha amada família e aos queridos amigos para dizer que, enfim, posso retribuir-lhes pelos sacrifícios e privações que, compassivamente, suportaram para que eu pudesse completar essa carreira. Da mesma forma, a todos aqui presentes deixo gratidão e levo comigo felicidade e esperança, pedindo a Deus que continue guiando nossos passos e que dê aos senhores força e fé nesta árdua, mas gratificante, caminhada pela justiça”, complementou o desembargador Ronaldo.

 

O desembargador Ronaldo recebeu, ainda, a placa de homenagem da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo com o certificado “Amigo da PM”.

Ronaldo Gonçalves recebe homenagem da PM

 

 

 

Vitória, 18 de agosto de 2022

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br