Desembargador Ronaldo Gonçalves tem retrato inaugurado na galeria de corregedores da CGJ-ES

O retrato é uma forma de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo desembargador durante o biênio 2016/2017, no qual atuou como corregedor geral da justiça.

No final da tarde de quinta-feira, 05, o presidente eleito do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (Tjes), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, passou a integrar o quadro de corregedores do Estado em solenidade realizada na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES).

O retrato é uma forma de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo desembargador durante o biênio 2016/2017, no qual atuou como corregedor geral da justiça.

O atual corregedor geral, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, juntamente ao presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, fez a abertura do evento, parabenizando o ex-corregedor e agora presidente eleito do Tribunal de Justiça para o próximo biênio.

“Eu pude constatar o grande trabalho desenvolvido pelo desembargador Ronaldo na gestão em que exerceu o cargo de corregedor geral da Justiça. Colocar essa fotografia na galeria de corregedores não é nada menos do que o reconhecimento pelo profícuo trabalho exercido durante o biênio 2016/2017”, declarou o desembargador Samuel.

Após a cerimônia de inauguração do retrato, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza fez um discurso, ocasião na qual relembrou as iniciativas implementadas durante sua atuação na CGJ-ES, bem como agradeceu a todos que fizeram parte de sua trajetória.

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos envelhece cedo”, foi com essa frase que o ex-corregedor geral da justiça, desembargador Ronaldo, iniciou seus agradecimentos.

“Foi através de sonhos que cheguei até a Corregedoria Geral da Justiça de nossa corte. Fico muito feliz com a homenagem e muito honrado com a inserção do quadro com minha fotografia no átrio da corregedoria dada a minha atuação como corregedor”, expressou, acrescentando que a galeria exposta no centro da CGJ-ES é de fundamental importância para a preservação da memória dos corregedores que exerceram suas atividades funcionais.

“É uma forma de prestigiar os colegas que deixaram um legado estrutural e humano na CGJ-ES”, explicou.

O desembargador destacou o que foi considerado seu maior feito à frente da Corregedoria: um novo código de normas.

“Destaco que minha maior meta durante a gestão como corregedor foi a convecção de um novo código de normas, pois a normativa anterior era uma verdadeira colcha de retalhos. E nessa perspectiva, entendi por bem reavaliar de forma profunda e detalhada o antigo código de normas e, para tanto, constituí uma comissão revisora, formada por juízes corregedores e servidores da corregedoria geral. De plano, houve a publicação de um provimento 01/2016, adaptando o código de normas então vigente para o novo, tornando-se a primeira corregedoria do Brasil a espelhar, com imediatividade, as regras do CPC de 2015, em suas normas e serviços”, citou.

O ex-corregedor finalizou seu discurso, expressando toda sua gratidão pelo tempo de atuação como corregedor geral da Justiça.

“É com muita gratidão e senso de responsabilidade que rememoro a oportunidade do tempo em que exerci a função de corregedor deste Tribunal, um tempo no qual empenhei esforços em uma busca permanente por aprimoramento e efetividade da prestação jurisdicional”

A solenidade foi prestigiada pelos desembargadores do TJES, além de familiares do ex-corregedor e servidores do Poder Judiciário Estadual.

Clique aqui para ler a integra do discurso.

Vitória, 06 de dezembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | ihpaula@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br