Desembargador Willian Silva lembra 133 anos da abolição da escravatura

desembargador willian silva em sessão do tribunal pleno

O magistrado falou sobre a necessidade de uma política de valorização, de inclusão e chances reais para negros.

O desembargador Willian Silva, durante sessão virtual do Tribunal Pleno realizada na tarde desta quinta-feira (13/5), propôs uma reflexão sobre os 133 anos da abolição da escravatura, que aconteceu noa dia 13 de maio de 1888.

Silva ressaltou que, embora seja difícil de acreditar, não faz muito tempo que as pessoas eram tratadas como mercadoria por causa da cor da pele, sendo o Brasil a última nação da América a extirpar tal prática vexatória.

O magistrado também lembrou que, no Brasil, 4 milhões de negros africanos foram responsáveis pelo avanço econômico e cultural no período de 1550 a 1888. “Além de trazerem técnicas de plantio e de produção, os escravizados não se desfizeram de suas crenças, convicções religiosas e habilidades artísticas que até hoje são enorme influência na sociedade brasileira e em grande parte na miscigenação cultural de nosso país, de nosso povo. Isso é motivo de orgulho!”, enfatizou.

Contudo, o desembargador Willian lembrou que a população negra continua sofrendo com a cor da pele devido à ausência de políticas públicas que garantam a igualdade em saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.

“As oportunidades não alcançam a todos. A escravatura acabou, mas os escravos foram lançados na sociedade sem as condições mínimas de sobrevivência. Na lista de adoção hoje, aproximadamente 40% só querem adotar crianças brancas, mais de 70% de homens e mulheres negras estão ainda subempregados ou desempregados. Lamentavelmente, nos presídios, a porcentagem de negros é de 60%. No executivo, legislativo e judiciário, um percentual mínimo tem acesso. Na história do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo eu sou o primeiro negro capixaba a ser desembargador”, destacou Silva, ao apontar a necessidade de uma política de valorização, de inclusão e chances reais para os negros e pobres.

Vitória, 13 de maio de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br