Curso remoto Tarefas de Secretaria de 1º Grau no PJe: Preparar Comunicação, em 22 de setembro

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove uma nova edição do curso Tarefas de Secretaria de 1º Grau no PJe: Preparar Comunicação, a ser ministrado remotamente por Juliana Carrareto Favarato Casoti e Márcia Valéria Orechio Pimentel, em 22 de setembro de 2021, das 8h às 11h, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) que já realizaram capacitação no Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Com o avanço da implementação do PJe na Justiça estadual, é necessário propiciar a atualização dos/as usuários/as internos/as que já atuam no sistema, com ênfase ao aumento da produtividade da unidade judiciária.

Agora, será abordado um tema específico, em grau de profundidade maior do que o transmitido em treinamentos regulares, de caráter abrangente.

A tarefa preparar comunicação é permeada de muitos detalhes; por se tratar de uma novidade, que não era executada no meio físico, há dificuldades de assimilação quanto à sua utilização — o uso inadequado da ferramenta, infelizmente, enseja diversos equívocos processuais e restrições de desempenho.

Diante disso, o curso visa a capacitar com qualidade os/as usuários/as internos/as de secretaria de unidades judiciárias que utilizam o PJe, no âmbito do Poder Judiciário do estado, quanto à tecnologia, rotinas e cultura, para a correta operação das funcionalidades do sistema.

Em relação ao tema, no caso, a tarefa preparar comunicação, objetiva-se viabilizar o entendimento da ferramenta, da sua finalidade e do comportamento do sistema decorrente da sua realização.

Serão abordados os seguintes tópicos: 1) Destinatários; 2) Tipos e meios de comunicação; 3) Preparação do ato de comunicação; 4) Expedientes; e 5) Diligências posteriores à criação do expediente.

Há materiais instrucionais sobre o tema do curso em: (a) Preparar comunicação; (b) Caixa postal; (c) Intimação eletrônica; (d) Carta precatória; (e) Preparar e encaminhar mandado; (f) Mandado; (g); Bloqueio de pauta de audiência; e (h) Tutorial sobre a tarefa preparar comunicação.

Juliana Carrareto Favarato Casoti possui graduação em Direito, com especialização em Direito Processual Civil e em Direito Público; membro do Comitê de Elicitação e Requisitos de Negócio do PJe, é servidora do Poder Judiciário estadual.

Márcia Valéria Orechio Pimentel possui graduação em Engenharia Civil; membro do Comitê de Elicitação e Requisitos de Negócio do PJe, é servidora do Poder Judiciário estadual.

As vagas são limitadas, de acordo com as especificidades da plataforma a ser utilizada.

Para se inscrever, clique aqui.