Capacitação no PJe em abril (convocações no DJe de 30 de março)

Em 30 de março do ano corrente de 2021, foram disponibilizadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) duas convocações referentes a cursos de capacitação voltados para o Processo Judicial Eletrônico (PJe), com enfoque na atuação de varas cíveis e unidades judiciárias com tal competência, todos agendados para começar em abril.

A definição das atividades tem como diretriz duas publicações recentes da Presidência: o Ato Normativo TJES 23/2021 (incluindo o cronograma anexo) e o Ato Normativo TJES 24/2021 (incluindo o cronograma anexo).

A primeira convocação é para uma Introdução ao PJe, destinada a servidores/as e estagiários/as de secretaria (acessar convocação aqui).

Já a segunda convocação é para o curso Implantação do PJe nas Varas Especializadas dedicado a Varas Cíveis, organizado em duas modalidades: uma compreendendo o Perfil Secretaria e outra, o Perfil Gabinete — de acordo com os atos normativos especificados parágrafos acima (acessar convocação aqui).

O objetivo geral consiste em apresentar as funcionalidades do PJe, tendo em vista a sua efetiva implementação no âmbito Poder Judiciário de nosso estado, em consonância com diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para difundir os canais de consulta voltados para o PJe, todos disponíveis em meio digital, foi incluído no texto de cada uma das convocações um parágrafo salientando a necessidade de conhecer, antes do início das atividades: o manual de referência do PJe; o manual voltado para o/a usuário/a interno/a do PJe; a página dedicada ao PJe dentro do portal do TJES; e a página do PJe presente no portal do CNJ.