Palestras em breve

Nos próximos meses, a Emes promoverá palestras com importantes estudiosos do Direito, destinadas a magistrados/as e servidores/as do Poder Judiciário estadual; estagiários/as e público externo também poderão participar das atividades, que devem acontecer no prédio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado (onde se localiza a sede da escola).

Em abril, haverá eventos com Douglas Fischer, Marco Félix Jobim, Márcio Cammarosano e Édis Milaré, sempre às sextas-feiras, com inscrições já abertas.

Dentro da programação do Seminário de Processo, que acontecerá no dia 13/4, Douglas Fischer — que atuou como coordenador da força-tarefa da Lava Jato na Procuradoria Geral da República — apresentará a palestra Obrigações processuais penais positivas, a partir das 14h; depois, Marco Félix Jobim — advogado e professor da PUC/RS — prosseguirá com Desafios do processo nas grandes causas; e, por fim, Francisco Verbic — professor de Direito Processual na Universidade Nacional de La Plata (Argentina) — concluirá com Sentenças estruturantes, até às 17h (para se inscrever no seminário, clique aqui).

No dia 20/4, Márcio Cammarosano ministrará, das 9h às 11h, a palestra Controle judicial da administração pública em face do princípio da moralidade administrativa (para se inscrever, clique aqui).

E, no dia 27/4, Édis Milaré tratará de Direito Ambiental: origem, realidade e perspectivas, das 9h às 12h (para se inscrever, clique aqui).

Para maio, estão confirmadas as palestras de Dulce Maria Martins do Nascimento (4/5), de José Rogério Cruz e Tucci (11/5), do conselheiro do CNJ Arnaldo Hossepian (18/5), de Camilo José D’Ávila Couto (25/5) e de Marcelo Pacheco Machado (28/5).

José Rogério Cruz e Tucci abordará Precedentes judiciais na atual perspectiva da doutrina brasileira; Camilo José D’Ávila Couto, Produção antecipada de provas no CPC 15; e Marcelo Pacheco Machado, Poderes do juiz x poderes das partes: um conflito do CPC 2015? — os temas das exposições de Dulce Maria Martins do Nascimento e do conselheiro Arnaldo Hossepian serão informados em breve, com a definição de horário das falas.

Em junho, acontecerão as palestras de Antonio do Passo Cabral (8/6), de Heitor Vitor Mendonça Sica (11/6), Marcelo Abelha Rodrigues (11/6) e de Aylton Bonomo Júnior (15/6).

Antonio do Passo Cabral abordará Casos repetitivos e poderes do juiz no novo CPC; Heitor Vitor Mendonça Sica, Execução no novo CPC; e Aylton Bonomo Júnior, A sentença cível e o novo CPC — o tema da exposição de Marcelo Abelha Rodrigues também será divulgado futuramente, com a os horários das falas definidos.

Logo mais, serão abertas as inscrições para as palestras de maio e junho.