Plano de ação em gestão judiciária

Fortalecendo a diretriz formativa em gestão judiciária, já iniciada com o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Judiciária, será promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), em 16 de agosto, um novo treinamento acerca da matéria, com o Dr. Cássio Jorge Tristão Guedes e a Dra. Gisele Souza de Oliveira, apresentando um modelo de gestão baseado no sistema e-Jud e ofertando instrumentos para alcançar as metas do Conselho Nacional de Justiça.

A intenção da Emes é proporcionar aos/às magistrados/as e servidores/as do Poder Judiciário estadual uma capacitação e, ainda, uma vivência voltada ao assunto, de modo a contribuir para a melhor condução das unidades judiciárias.

Conforme ressalta a Dra. Gisele, coordenadora pedagógica da Emes, foi detectado, entre os integrantes da Justiça capixaba, grande interesse no tema, demonstrando alto comprometimento com as finalidades do Judiciário, ao que se soma o desejo de aprimorar, continuamente, os serviços prestados à sociedade.

Para isso ocorrer, é imprescindível a formação específica, com destaque para a participação, como docentes, de membros do Poder Judiciário estadual, que conhecem bem as peculiaridades do Espírito Santo, além de estarem em conexão com a realidade nacional.

Como sequência aos cursos dedicados à gestão judiciária, está prevista a implantação de um modelo de gestão integrada, de acordo com a metodologia formulada pelo Dr. Cássio, contemplando as unidades que se voluntariaram.

O próprio Dr. Cássio esclarece que a gestão da unidade judiciária é capaz de promover um alinhamento estratégico entre cartório e gabinete, uma vez que se passa a ter, com a adoção do modelo elaborado, pleno domínio (virtual e real) das rotinas de trabalho, propiciando a infraestrutura apropriada às atividades judiciais e organizando o espaço de produção, além de melhor alocar os recursos humanos necessários à prestação jurisdicional, a fim de racionalizar os procedimentos e, por conseguinte, agilizar a tramitação dos processos, de maneira a otimizar os serviços, sem, no entanto, gerar qualquer custo para o Tribunal de Justiça.

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Judiciária de 16 de agosto será ministrado das 8h30 às 18h30, na Sala 4 da Emes, no 1º andar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, para magistrados e servidores.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Quanto à matéria aqui tratada, vale acrescentar, por fim, que também compõe o plano de ação da Emes a interiorização do referido treinamento, com a colaboração da Dra. Paula Ambrozim de Araujo Mazzei e do Dr. Marcelo Feres Bressan, que atuarão como docentes.

O cronograma de atividades no interior será disponibilizado em breve.