Escola e faculdade da Região Serrana do ES visitam o TJES por meio do Projeto Visita Monitorada

Montagem fotográfica mostrando as duas turmas que visitaram o Tribunal de Justiça como parte do projeto Visita Monitorada.

Os estudantes puderam conhecer não só a estrutura física do TJES, mas também compreender sobre o funcionamento da 2ª instância do Poder Judiciário Estadual.

Nesta quinta-feira (04), o Projeto Visita Monitorada recebeu estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Cupertino, de Afonso Cláudio, e dos graduandos em Direito da Faculdade FAVENI, de Venda Nova do Imigrante. Os grupos estavam sob orientação da professora Joelva Borges e do professor Márcio Vitor Zanão, respectivamente.

Os estudantes puderam conhecer não só a estrutura física do TJES, mas também compreender sobre o funcionamento da 2ª instância do Poder Judiciário Estadual.

A discente, que leciona a disciplina de História, contou sobre o projeto que está desenvolvendo com os alunos, a fim de mostrá-los a importância da atuação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Estudantes do Ensino Médio visitam o Centro de Memória do TJES.

O professor de Direito, que acompanhou os estudantes do 6º e 8º período do curso, agradeceu ao TJES por abrir as portas: “É muito importante, do ponto de vista didático, tirar os alunos do ambiente de sala de aula e trazê-los para vivenciar o mundo real do Direito. Isso contribui muito para a formação de cada um, principalmente porque os estudantes de hoje são os operadores do Direito de amanhã, que irão movimentar toda essa estrutura no futuro.”

Estudantes de Direito em visita a uma das câmaras de julgamento do TJES.

O projeto também permitiu que os docentes acompanhassem a sessão de julgamento do Tribunal Pleno, que reúne todos os desembargadores.

Para a Miriam, do 3º ano do Ensino Médio, a visita foi muito edificante. “Ouvir pessoas falando sobre Direito é muito interessante, principalmente para mim, que desejo estudar isso futuramente. Também foi muito bom conhecer sobre a história do Judiciário e percebê-la em cada sala que entrei. Uma experiência como essa nos incentiva”, disse ela.

As visitas do projeto visita monitorada sempre são realizadas às quintas-feiras, a partir das 13 horas. Os coordenadores e professores interessados em trazer grupos de alunos podem fazer o agendamento por meio do e-mail visitamonitorada@tjes.jus.br. Após encaminhado o pedido, o solicitante deve aguardar a resposta com as datas disponíveis.

Vitória, 04 de julho de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thayná Bahia | tbsimoes@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br