Espaço Cultural do TJES: nova exposição começa nesta sexta-feira, 5

Dois quadros com cenas parecidas (casal se beijando em frente a cenários icônicos do Rio de Janeiro) pendurados lado-a-lado.

Conheça as obras dos alunos do professor e artista plástico Caio Cruz. São eles: Benilda Lima, Cecy Salvador, Gerson Abarca, Pedro Klaws e Simone Campello.

Com linguagens diversificadas através do desenho e da pintura, os artistas Benilda Lima, Cecy Salvador, Gerson Abarca, Pedro Klaws e Simone Campello trazem, para o Espaço Cultural do TJES, obras inspiradas em suas vivências, sonhos e percepções da realidade por meio de temas íntimos, trabalhos conceituais e expressões viscerais.

A exposição coletiva ficará exposta no Tribunal da Justiça a partir desta sexta-feira (05). Venha conhecer um pouco mais as obras desses cinco artistas, que são alunos da classe de 2015 do artista plástico Caio Cruz, professor autodidata que encontrou na arte uma maneira de superar os desafios da vida contemporânea.

Aliás, este foi o denominador comum que uniu os cinco artistas desta exposição, que em algum momento de suas vidas decidiram usar a arte, a cultura e o desenho para se superarem. Para o curador da exposição, o professor Caio Cruz, no decorrer do tempo, os alunos se tornaram amigos, e é emocionante ver como eles evoluíram neste período.

Cruz também explicou que os trabalhos são muito conceituais, com muita carga emocional, e o visitante vai perceber que cada expositor tem uma linha, uns se inspiraram em paisagens, outros em flores. As técnicas utilizadas também foram diversas: óleo sobre tela, acrílico sobre tela e grafite sobre o papel.

A artista Simone Campello, por exemplo, trouxe para o Espaço Cultural do TJES um trabalho com paisagens, que remetem a sonhos. A artista contou que sempre teve muita vontade de entrar neste mundo da arte, mas se achava totalmente incapaz de avançar.

“Encontrei Caio num momento muito difícil da minha vida, quando eu perdi a minha mãe, e eu precisava de algo para realizar na minha vida, por mim, uma realização pessoal, precisava muito disso, mas eu não acreditava no meu potencial, não acreditava que eu fosse capaz e o Caio me fez acreditar nisso, me fez acreditar que eu poderia, sim, realizar um sonho de entrar no mundo da arte. E eu acreditei”, confidenciou Simone.

Os visitantes também poderão conferir, até o fim do mês, o trabalho do artista Gerson Abarca, que segue uma linha mais abstrata, e apresenta paisagens da região de São Mateus nesta exposição. Já Cecy Salvador, que usa a pintura para presentear a família, retratou os netos em uma série de beijos carregados de emoção. E, Pedro Klaws, que é desenhista e trabalha com uma linha realista, surpreende mesclando elementos reais, que são utilizados de forma não convencional.

Outra artista que integra a exposição coletiva é Benilda Lima, que já mostrou seu trabalho “Nuances da Memória”, em agosto do último ano, no TJES. Nesta edição, Benilda traz telas que retratam flores do Jardim de Monet, pintadas após uma experiência de viagem.

Exposição é gratuita

A exposição é gratuita e pode ser conferida até o dia 30/04, das 12 às 18 horas. O Espaço Cultural fica localizado no andar térreo do Palácio da Justiça, à rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória.

Como expor no Espaço Cultural do TJES

 

Artistas interessados em expor suas obras no TJES devem entrar em contato com o coordenador de Gestão da Informação Documental, Fábio Buaiz de Lima, por meio do telefone (27) 3334-2099 / 2098. Somente serão aceitas inscrições de artistas que residem no Espírito Santo.

Vitória, 04 de abril de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br