Espaço Cultural TJES recebeu seis exposições de arte em 2017

O Espaço continuará a receber exposições em 2018, os interessados em expor suas obras no TJES devem entrar em contato com a coordenadoria de Gestão da Informação Documental.

O Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebeu, durante todo o ano de 2017, quadros de apenados do Complexo Penitenciário de Xuri, Guilherme Gobbi, Alba Schwartz, Giani Cepile, Walesson Alves Chanca e obras de Maria da Penha Leonel Almeida, em sua segunda edição.

As obras de apenados do Complexo Penitenciário de Xuri abriram a temporada de exposições do Espaço Cultural do TJES em 2017. Durante o mês de fevereiro, os visitantes puderam conferir quadros e esculturas dos mais diversos estilos, que deixaram à mostra a forma de expressão de cada artista.

No mês de junho, Guilherme Gobbi apresentou a exposição “Giramundo”, composta por 42 fotografias de montanhas, construções isoladas, mar e céu, que fazem parte dos registros pessoais do fotógrafo em suas viagens ao Uruguai, Argentina, Colômbia, Cuba, Venezuela e também no Brasil.

Já as obras da artista plástica Alba Schwartz, que utilizam diversas técnicas, como óleo sobre tela, acrílica sobre tela e aquarela, puderam ser conferidas no mês de julho. Na exposição “Latência”, árvores, troncos e galhos ganharam formas humanas nas telas da artista e provocaram os visitantes a decifrá-las.

Em setembro, o artista plástico Giani Cepile expôs 23 quadros em que apresentou as belezas do Espírito Santo, como o Mestre Álvaro, o Caparaó e a Pedra Azul. Cepile também retratou com realismo, utilizando tinta acrílica, tinta óleo, aquarela e pastel, vários bairros de Vitória, entre eles, Forte São João, Caratoíra e Ilha das Caieiras. Já o Porto, no Centro, atraiu o artista italiano desde sua primeira visita ao Estado, nos anos 70.

A exposição “Reflexões”, em que o artista plástico Walesson Alves Chanca, ao experimentar técnicas, colocou seus sentimentos e observações sobre a natureza e suas conexões nas telas, pôde ser conferida no mês de outubro. O artista utilizou massa alto-relevo e pedrarias, passando por aplicação de espelho e alguns materiais recicláveis, para fazer uma leitura pessoal sobre os sentimentos e suas percepções.

Para encerrar as exposições de 2017, a artista plástica e artesão Maria da Penha Leonel Almeida trouxe suas peças para o Espaço Cultural pela segunda vez. Com a máxima de que quando você quer conhecimento deve buscá-lo, Penha Almeida visitou diversos países, como Turquia, Líbano, Israel e Estados Unidos, a fim de buscar inspiração e aperfeiçoar sua técnica. E todas essas influências puderam ser percebidas na delicadeza das peças, construídas a partir de resina, tintas diversas, tecidos, vidro líquido e pedras.

O Espaço Cultural fica localizado no andar térreo do Palácio da Justiça, à rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória. A Entrada é franca. O horário de visitação é das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Os interessados em expor suas obras no TJES devem entrar em contato com o coordenador de Gestão da Informação Documental, Fábio Buaiz de Lima, por meio do telefone (27)3334-2099/2098. Somente serão aceitas inscrições de artistas que residem no Espírito Santo.

Vitória, 15 de janeiro 2018.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br