Fórum Permanente de Juízes de Família realiza palestra e workshop com o tema Justiça Digital

Magistrados Capixabas assistem ao workshop sobre o projeto Justiça Digital, promovido pelo Fórum Permanente de Juízes de Família do TJES.

O evento foi realizado na Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages).

Juízes de família que integram o Fórum Permanente de Juízes de Família do Tribunal de Justiça do Estado (Forfam), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmages), promoveram uma palestra e workshop sobre o projeto Justiça Digital – Inovação e Videoconferências, nesta quarta, 12.

A coordenadora e idealizadora do projeto, Evelyn Isabel Castillo Arevalo, que é mediadora judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi recebida em visita ao Estado como palestrante no evento e apresentou o propósito da iniciativa, que é proporcionar aos cidadãos uma justiça mais acessível para a resolução de conflitos e acelerar o andamento processual.

O presidente do Forfam, juiz de Direito Fábio Gomes e Gama, da 2° Vara de Família de Serra e o juiz Daniel Peçanha Moreira, presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), agradeceram a presença da mediadora do TJ-RJ e informaram aos participantes do evento a relevância da temática sobre a justiça digital.

O workshop reuniu magistrados, advogados, funcionários de cartórios do Estado e servidores públicos.

Após o evento, aconteceu uma sessão de mediação de um processo que tramita na 2° Vara de Família de Serra via aplicativo em que uma das partes estava localizada em Portugal e ainda nesta tarde, outra mediação é realizada em vara do município de Vitória.

___________________________________________________________________________

Saiba mais

O projeto Justiça Digital, desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, visa melhorar o acesso do público ao Poder Judiciário por meio do uso de tecnologia para a solução de conflitos.

Para isso, são realizadas audiências de conciliação, medição, instrução e julgamento e interdição por videoconferências com a utilização de suportes digitais como computadores ou celulares.

A iniciativa está sendo implantada em mais de 20 estados do Brasil e conta com a adesão de 98% das pessoas que já participaram de audiências por meio digital. “As pessoas querem resolver seus problemas na justiça”, ressalta a mediadora Evelyn.

___________________________________________________________________________

Vitória, 12 de dezembro de 2018.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | ihpaula@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br