III Jornada Científica do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do TJES acontece na próxima semana

Em meio a um público uma pessoa levanta a mão para interagir com palestrantes em plano de fundo e desfocados.

O Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo realiza, na próxima semana, nos dias 29 e 30/08 (quinta e sexta-feira), a terceira edição da Jornada Científica, no auditório Manuel Vereza, CCJE, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O objetivo da Jornada é promover a integração multidisciplinar de conhecimentos. Durante os dois dias de debate, serão abordados temas como: guarda, regulamentação de visitas, alienação parental, interdição, internação compulsória, tutela, medidas protetivas, medidas socioeducativas, adoção, acolhimento familiar e institucional, direitos sexuais e reprodutivos, questões étnico-raciais, sistema prisional, penas e medidas alternativas, criminalização, judicialização, saúde do trabalhador, e processos de trabalho.

A Jornada contemplará apresentações orais de artigos científicos elaborados por servidores e outros agentes públicos, cujos trabalhos são transversais às temáticas presentes no campo sociojurídico. Além disso, haverá uma palestra de abertura e mesas-redondas com profissionais cuja trajetória de ensino, pesquisa e extensão estão ligadas à prática profissional dos atores do Sistema de Justiça Estadual.

A palestra de abertura, com o tema “Judicialização da Vida”, será proferida pelo professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, que é graduado em Psicologia (UFF), especialista em Psicologia Jurídica (UERJ), mestre e doutor em Psicologia (UFRJ).

Durante o evento também haverá a divulgação dos artigos selecionados para publicação na Revista Científica do evento. Os trabalhos foram selecionados no mês de maio deste ano.

As inscrições para o evento puderam ser feitas no mês de junho, no site do FASP e já estão esgotadas. Foram convidados para participar da Jornada: assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário (PJES); magistrados e servidores do PJES, atores envolvidos no Sistema de Garantia de Direitos; servidores, professores e estudantes de instituições de Ensino Superior; e integrantes de movimentos sociais e demais cidadãos com interesse na temática.

O evento é realizado pelo Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo, com o apoio da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região e do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região, da Ajudes, Sicoob Servidores e Sindijudiciário.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail: jornadafasp@gmail.com

Vitória, 23 de agosto de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

foto: Marcos Luiz/Unplash