Internos do projeto “Plantando o Bem” cultivam hortas e realizam limpeza de parques em Cariacica

Grupo de pessoas posa para foto

Além de remirem a pena, os reeducandos ajudam a comunidade e contribuem para preservação do meio ambiente.

Internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica continuam dedicados ao projeto de ressocialização “Plantando o Bem”, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha. Agora, com a parceria da Secretaria da Justiça (Sejus) e da Prefeitura de Cariacica, eles estão cultivando hortas comunitárias e realizando a limpeza de parques municipais.

Há cerca de um mês, eles preparam canteiros, manejam a terra e plantam diversas mudas de hortaliças, em três Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Cariacica, localizados nos bairros Padre Gabriel, Mucuri e Campo Verde. As hortas serão, posteriormente, administradas pela comunidade local para consumo dos moradores da região.

internos trajando uniforme da penitenciária semiaberta de cariacica trabalham preparando um terreno para cultivo de plantas

Também fazem parte das ações, a limpeza e o plantio de grama no recém inaugurado parque municipal “O Cravo e a Rosa”, situado entre os bairros de Nova Brasília e Itacibá, e a revitalização do Parque de São Conrado.

portal de entrada de um parque. na placa lê-se: Parque Municipal O Cravo e a Rosa

Além disso, a grande horta que eles já vinham cultivando há alguns meses. dentro da própria unidade prisional, continua dando bons frutos. A cada nova colheita, os produtos são entregues aos familiares, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade.

Para a juíza titular da Vara, Patrícia Faroni, a importância do projeto é contribuir para uma ressocialização efetiva. “Com esse trabalho, os internos conseguem remir a pena e ao mesmo tempo proporcionar um bem para a população. Eles se colocam à serviço da comunidade, do meio ambiente e do planeta”, destaca a juíza.

Vitória, 12 de julho de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da Sejus) | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br