Jovens atendidos pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória encerram curso de edição de vídeo

A iniciativa faz parte do projeto “Escrevendo Novas Histórias”, da 2ª Vara da Infância, que busca garantir o acesso a políticas públicas e sociais que contemplem os direitos a educação, lazer, cultura, esporte, profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

Na tarde desta sexta-feira, 06/12, 19 jovens e adolescentes assistidos pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória, cuja juíza titular é a magistrada Viviane Borille, participaram do encerramento de um curso de edição de vídeo, promovido em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho (17ª Região), representada pela procuradora Sueli Teixeira Bessa, e a secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI).

A iniciativa faz parte do projeto “Escrevendo Novas Histórias”, da 2ª Vara da Infância, que busca garantir o acesso a políticas públicas e sociais que contemplem os direitos a educação, lazer, cultura, esporte, profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Outras instituições que apoiaram o trabalho foram a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD).

A procuradora Sueli Bessa destacou a importância do projeto e agradeceu o comprometimento dos participantes.

“Eu fico honrada de vocês estarem aqui. Todos nós somos importantes nesta rede. Nós queremos mostrar por meio deste curso as diversas oportunidades que os jovens podem ter. Cada coisa que vocês aprenderam aqui será um diferencial para quando cada um entrar no mercado de trabalho”, enfatizou.

Na segunda parte do encontro, a organização do projeto convidou o cineasta Adriano Monteiro, produtor de um curta-metragem premiado em festivais internacionais e formado pela Ufes, para conversar com os participantes. Durante sua fala, o cineasta relatou sua experiência com o cinema e incentivou os alunos a correrem atrás de seus sonhos e investirem em conhecimento que os levarão até o objetivo profissional que cada um tem.

Durante o curso, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender o processo de edição de vídeos, recurso que possibilitará novas habilidades a eles no momento de inserção no mercado de trabalho. O projeto contou com uma ajuda de custos e auxílio-transporte, suporte que incentivou a participação dos jovens, uma vez que a maioria vive em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Devido aos períodos de chuva que ocorreram no estado, algumas aulas foram canceladas e serão repostas na próxima semana, portanto nesta sexta, 06, aconteceu um encontro de encerramento simbólico do curso. Após o cumprimento integral das horas, os alunos receberão certificado de conclusão.

Quando perguntados sobre o que acharam da experiência com edição de vídeos, os adolescentes responderam que foi um momento no qual puderam desenvolver conhecimentos nunca aprendidos antes.

Vitória, 06 de dezembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | ihpaula@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br