Judiciário encerra ação de prevenção à violência doméstica e familiar em Mimoso do Sul

Mulher vestindo camisa rosa fala em uma sala de aula diante de várias crianças.

O Ônibus Rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha esteve em Mimoso do Sul para uma série de ações educativas sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A comunidade de Mimoso do Sul recebeu, nessa quinta e sexta-feira (17 e 18/10), diversas ações educativas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. No ônibus rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que ficou estacionado em frente ao Fórum do município, psicólogos, assistentes sociais e representantes do Conselho Tutelar ficaram à disposição para tirar dúvidas sobre a rede de proteção e suporte à mulher.

No Salão do Júri da Comarca, a juíza Lara Carrera Arrabal Klein realizou cerca de 45 audiências, nesses dois dias, a fim de dar mais celeridade ao julgamento de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Enquanto aguardavam as audiências, as partes tiveram acesso a vídeos e palestras sobre o tema. Uma das apresentações foi feita pelo delegado Rômulo de Carvalho Neto, que ressaltou a responsabilidade e o comprometimento da Comarca com um tema tão importante e que deve ser combatido de forma sempre rígida por todas as autoridades competentes, para que cesse esse tipo de violência, que é a violência contra a mulher.

Num esforço educativo de prevenção à violência, as servidoras da Justiça Estadual Maria Inês Martins Veltri Costa e Renata Guizan Corrêa Leão visitaram escolas de rede pública de ensino do município para um bate-papo com aproximadamente 300 alunos, que participaram ativamente do momento e puderam tirar suas dúvidas sobre a violência contra a mulher em seus diversos aspectos, com ênfase para o respeito e a cultura de paz. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também receberam a visita das servidoras.

A ação foi desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMVIDES) e da 2ª Vara de Mimoso do Sul, com o apoio da Prefeitura do Município, da Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES e do Ministério Público Estadual.

Serviço

Outras escolas, que também tenham interesse em desenvolver esse trabalho com seus alunos, podem fazer contato com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES pelo e-mail violenciadomestica@tjes.jus.br ou pelo telefone (27) 3334-2709.

Vitória, 18 de outubro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br