Juíza do TJES vai receber Diploma Bertha Lutz concedido pelo Senado Federal

Drª Hermínia Azoury, juíza coordenadora da coordenadoria de combate a violência doméstica e familiar.

O Diploma Bertha Lutz é entregue a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.

A juíza da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Hermínia Azoury, recebe, na próxima terça-feira (26), o Diploma Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.

Para a magistrada, idealizadora do Projeto Botão do Pânico, é uma honra receber o Diploma Bertha Lutz, que é um exemplo de ativista a ser seguido e tanto lutou para que a mulher tivesse direito de voto, conquistado em 1932.

Além da juíza capixaba, 22 mulheres serão homenageadas, como a primeira governadora do estado do Acre, Iolanda Ferreira Lima; a juíza de Direito Iracy Ribeiro Mangueira Marques; Leiliane Silva, a vendedora que ajudou a salvar o motorista de caminhão no acidente que envolveu o helicóptero em que estava o jornalista Ricardo Boechat; a criança ativista Laissa Polyana (Laissa Guerreira); e a cantora Delanira Pereira Gonçalves.

Outras indicadas, que simbolizam o protagonismo das mulheres, serão homenageadas in memoriam, como Marielle Franco, socióloga e vereadora do Rio de Janeiro; Maria Esther Bueno, maior tenista brasileira; e a atriz e cantora Bibi Ferreira.

Para ver o nome de todas as homenageadas, clique aqui.

Bertha Lutz

 

Bertha Lutz (1894-1976) é uma referência para o movimento feminista no Brasil. Ela foi a segunda mulher a se tornar deputada federal na história do país. A primeira foi Carlota Pereira de Queirós. Bertha era formada em Biologia e Direito e foi a primeira mulher a integrar uma delegação diplomática brasileira, em 1945, na conferência em que foi redigida a Carta das Nações Unidas. Ela também integrou a delegação brasileira à Conferência do Ano Internacional da Mulher, no México, em 1975.

Vitória, 21 de março de 2019

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do Senado Federal) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br