Juízes Criminais do ES conduzem julgamentos do I Concurso Estadual de Júri Simulado da OAB

EM um salão amplo um jovem vestindo toga de magistrado se apresenta para um grupo de pessoas sentadas em cadeiras em torno dele.

Alunos de quatro Faculdades de Direito atuaram nos papéis de defesa e acusação, vivenciando a rotina de um Júri Popular.

Ao longo desta semana, o Salão do Júri do Fórum Criminal de Vitória foi palco para o 1º Concurso Estadual de Júri Simulado, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) em parceria com a Comissão da Advocacia Criminal e Políticas Penitenciárias da OAB-ES. Estudantes de quatro faculdades de Direito do Estado interpretaram papéis de defesa e acusação, em julgamentos conduzidos por juízes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Todas as simulações foram feitas com base em processos reais, já sentenciados e com trânsito em julgado, sempre preservando o nome e a imagem das partes. Entre os participantes estavam alunos das Faculdades Multivix, Cesv, Fdv e UVV. E a plateia reuniu jovens e antigos advogados, que prestigiaram as apresentações.

A sessão final do concurso aconteceu nesta sexta-feira (19) e foi presidida pelo juiz de direito substituto da Vara única de Ecoporanga, Douglas Demoner: “Foi um debate muito rico, de alto nível. Os professores vibravam, com brilho nos olhos. Foi lindo ver os alunos naquele ambiente emblemático do Salão do Júri, trajando as vestes talares e demonstrando muito comprometimento.”.

Composta por advogados experientes, a banca de avaliação considerou entre outros aspectos, a desenvoltura com a língua Portuguesa, a postura no plenário e o resultado obtido nos julgamentos.

E a equipe vencedora foi a do 5º Período de Direito da Faculdade Multivix, que será premiada na Semana do Advogado, em um evento no Clube Álvares Cabral. Os alunos representarão o Espírito Santo no Concurso Nacional de Júri Simulado, promovido pela Escola Nacional da Advocacia, nos dias 4 e 8 de novembro.

Para o advogado Felipe Morais Matta, membro da Comissão da Advocacia Criminal e Políticas Penitenciárias da OAB-ES, “o concurso contribuiu para enriquecer o ensino jurídico do Estado, ao proporcionar a possibilidade de atuação prática, além de aproximar a OAB dos futuros advogados”.

Também presidiram as sessões ao longo do semana os juízes André Guasti, da 2ª Vara Criminal de Colatina e Gisele Souza de Oliveira, coordenadora das Varas Criminais e de Execuções Penais do TJES. A utilização do Salão do Júri do Fórum Criminal de Vitória foi autorizada pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Vitória, Marcos Pereira Sanches.

Vitória, 19 de julho de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle  (com informações da OAB-ES) | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br