Justiça Restaurativa é o tema do novo episódio do podcast do Tribunal de Justiça

A instrutora de Justiça Restaurativa e Mediação Judicial, Jaklane Almeida, fala sobre o programa Reconstruir o Viver e como os círculos estãoacontecendo de forma virtual.

No 9º episódio do Just Talk (o podcast do TJES), a instrutora de Justiça Restaurativa e Mediação Judicial, Jaklane Almeida, fala sobre o Programa Reconstruir o Viver, que dissemina práticas restaurativas pelo estado, e como os círculos de paz estão acontecendo de forma virtual, durante o momento de pandemia.

“O principal objetivo desses encontros é ofertar uma estrutura parecida com os círculos presenciais, porém online. Um espaço em que as pessoas possam conversar e se sentir seguras nesse período em que precisamos nos manter afastados por proteção. É uma oferta de alento e de troca. Ao ajudar o outro estamos nos ajudando também. Todos são contemplados pela sabedoria coletiva”.

Nos círculos de Justiça Restaurativa uma figura importante é o facilitador, que exerce o papel fundamental de propiciar um espaço seguro e respeitoso, para que os participantes possam expressar seus sentimentos:

“O facilitador precisa ter humildade pra reconhecer que os caminhos podem tomar outro rumo durante a realização do círculo. Que o grupo consegue encontrar a resposta para a indagação levantada. É importante que não apenas domine a técnica, mas que entenda sobre os alicerces da prática, da crença no humano. Que invista num processo de escuta profunda e atenta. Que tenha capacidade de acolher as pessoas nas suas mais diversas opiniões”, explica a instrutora.

Ainda no episódio, Jaklane, que também é servidora da 1ª Vara da Infância eda Juventude de Vila Velha, berço do programa Reconstruir o Viver, explica os tipos de círculos existentes, analisa os efeitos das práticas restaurativas nas escolas e na comunidade.

E convida para uma live que será realizada nesta quinta-feira (07/05), junto com a coordenadora e idealizadora do programa, juíza juíza Patrícia Neves.

A live será às 17h:30, no instagram do programa (@reconstruirprograma).

Para ouvir o episódio de Just Talk na íntegra clique aqui.

Para se inscrever nos Círculos Restaurativos Virtuais clique aqui.

Vitória, 06 de maio de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br