Mais de 100 profissionais no ES vão receber certificados de cursos de prevenção de conflitos

Palácio Renato de Mattos, sede do Poder Judiciário do Espírito Santo.

Os participantes puderam se preparar para facilitar o diálogo entre as partes envolvidas, para que elas mesmas encontrem uma solução para o conflito.

Mais de 100 participantes de formações sobre métodos pacíficos de solução de conflitos durante o ano de 2018 vão receber, na próxima segunda-feira (17/12), às 09h, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça (TJES), os certificados de conclusão. Os cursos de Mediação Escolar, de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz e de Formação de Instrutores em Círculos de Construção de Paz integram o programa Reconstruir o Viver, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJES, iniciativa voltada para a prevenção de conflitos e para a mudança da cultura de violência.

Com os cursos, os participantes se prepararam para facilitar o diálogo entre as partes envolvidas, para que elas mesmas encontrem uma solução para o conflito. Professores, alunos, policiais, guardas municipais, advogados, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais, participaram das formações e vão atuar nos seus respectivos espaços institucionais, comunitários ou acadêmicos, por meio dos círculos de construção de paz e conversação.

A iniciativa teve início em 2016, na 1ª Vara da Infância e da Juventude Vila Velha, com o Programa Reconstruir o Viver, iniciativa que leva em consideração a necessidade de difusão da Justiça Restaurativa em âmbito judicial e de práticas restaurativas, como a comunicação não violenta, mediação escolar e mediação comunitária.

Após o sucesso obtido com o projeto-piloto, em julho deste ano, a experiência foi ampliada para outras unidades judiciárias do estado, com a publicação do Ato Normativo Conjunto nº 28/2018, que também instalou a Central Restaurativa nos Juízos da Infância e da Juventude, que ficou responsável por realizar círculos restaurativos de processos dos Juízos da Infância e da Juventude de Vitória, enquanto não houverem núcleos na própria unidade judiciária.

Desse modo, o TJES intensificou a formação de facilitadores da Justiça Restaurativa, facilitadores de Círculos de Construção de Paz, instrutores de Círculos de Construção de Paz, mediadores escolares e mediadores comunitários, capacitados pela Escola da Magistratura (Emes), de acordo com a Resolução nº 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Vitória, 10 de dezembro de 2018

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br