Mais de 1600 processos foram analisados por força-tarefa para agilizar julgamentos em 2019

Pessoa manipulando folhas de um processo.

O grupo de trabalho, de caráter contínuo, foi criado pelo TJES com o intuito de auxiliar as unidades judiciárias com maior taxa de congestionamento.

A força-tarefa instituída pela Presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para promover a celeridade processual e a prestação de tutela jurisdicional de modo efetivo, encerra o ano com mais de 1600 processos analisados.

A iniciativa foi criada com o intuito de auxiliar as unidades judiciárias com maior taxa de congestionamento, a fim de viabilizar o impulsionamento e o julgamento de processos. Esse diagnóstico é feito com a colaboração do Núcleo de Estatística do TJES.

Atualmente, uma equipe formada por 10 servidoras e um magistrado integram a força-tarefa e trabalham em processos da 1ª Vara Cível de Colatina e da 4ª Vara Cível de Vila Velha, onde 65 e 111 processos já foram minutados, respectivamente. Outros quatro juízes também já contribuíram com a iniciativa.

O grupo, de caráter contínuo, foi criado pelo Ato Normativo nº 84/2019, e já atuou em 562 processos em tramitação na 4ª Vara Cível de Vitória, 336 processos da Vara Única de Presidente Kennedy, 246 processos da 1ª Vara de Pancas e 360 processos da 8ª Vara Cível de Vitória.

O principal foco do trabalho é a análise dos processos que estão prontos para o juiz emitir a sentença, conforme o artigo 12 do Código de Processo Civil (CPC), segundo o qual deve ser observada, preferencialmente, a ordem cronológica de conclusão do processo para proferir a sentença.

Dessa forma, a iniciativa tem impacto direto no cumprimento das Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a Meta 1, de julgar mais processos que os distribuídos no ano, e a Meta 2, julgar os processos mais antigos, ou seja, julgar pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31/12/2015 no 1º grau de jurisdição.

Vitória, 11 de dezembro de 2019

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br