Mais de 200 servidores da Grande Vitória participaram de treinamento para utilização do SEI

Homem de camisa preta ao fundo da foto próximo a uma tela onde é projetado imagens de loggin de um sistema. Em primeiro plano vemos as cabeças das pessoas que assistem a palestra.

O sistema vai trazer mais agilidade e eficiência na tramitação de processos administrativos do Poder Judiciário.

Ao longo desta semana, mais de 200 servidores das Comarcas de Vitória, Fundão, Cariacica, Vila Velha e Guarapari participaram de um treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informação, o SEI, que vai agilizar a tramitação dos processos administrativos do Poder Judiciário Estadual. O curso aconteceu no Auditório da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES) e foi organizado pela Escola da Magistratura.

De acordo com o gestor do sistema, Fábio Buaiz de Lima, a ferramenta vai provocar uma mudança positiva na rotina de trabalho das unidades. Por meio dela é que serão enviados documentos como pedidos de férias, diárias, certidões, seleção de estagiários, entre outros requerimentos diversos. A plataforma também vai gerar estatísticas com números e gráficos:

“Poderemos saber, por períodos, quantos processos administrativos foram gerados naquela unidade, quanto tempo levaram para tramitar, por quais setores passaram. Quantos processos foram arquivados, quantos ainda estão abertos, etc. Isso será muito útil para a elaboração de relatórios para o Tribunal de Contas ou para o CNJ por exemplo”.

Para as servidoras da 9ª Vara Criminal de Vila Velha, Ilca Oliveira Bomjardim e Thatiany Marconssim do Nascimento Bessa, haverá economia de tempo, matéria prima e mão de obra.

“O SEI vai evitar o gasto de papel e o deslocamento de servidores para protocolar documentos. Vai desburocratizar várias situações de forma eficiente e rápida, e teremos mais tempo para focar na prestação jurisdicional”, destacou Thatiany.

Na 2ª Vara da Fazenda Pública Privativa de Execuções Fiscais Municipais de Vitória, onde trabalha a servidora Maria Aparecida Peixoto, não vai mais sobrar nenhum papel.

“A nossa Vara já trabalha com o sistema eletrônicos para os processos judiciais, o Pje. Com a chegada do SEI para os processos administrativos, não vai sobrar mais nenhum papel. Ficaremos 100% trabalhando no meio virtual. A Vara vai ficar muito mais ágil e limpa”, conta Aparecida.

Nos próximos dias 22 a 23 de julho o curso acontece para os servidores que atuam nos Juízos de Serra e Viana.

Saiba mais

 

O SEI é um software de gestão de processos administrativos que possibilita a tramitação virtual de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento. Assim, o sistema acaba com a limitação física do papel e proporciona agilidade nos procedimentos, economia de dinheiro público e transparência administrativa.

 

O acesso ao Sistema Eletrônico de Informação está disponível através do site do Tribunal de Justiça Estadual (www.tjes.jus.br), no link SEI do menu principal da página inicial do endereço. Além do acesso ao sistema, os servidores vão encontrar na página todo conteúdo necessário para se capacitarem, como links para cursos e treinamentos, manuais, boas práticas e as dúvidas mais comuns.

Vitória, 19 de julho de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br
Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br