Mais de 30 medidas protetivas são concedidas durante a Semana Justiça pela Paz em Casa

A 1ª Vara Criminal de Aracruz também realizou ação que resultou na condenação de 17 pessoas pela prática de crime de estupro de vulnerável.

Os atendimentos da 14ª Semana Justiça pela Paz em Casa, realizados no ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, terminaram nesta sexta-feira (23), com a concessão de mais de 30 medidas protetivas de urgência.

Além disso, de terça a sexta-feira (20 a 23), 38 mulheres foram atendidas pelas advogadas voluntárias da Comissão da Mulher, da OAB-ES, e 21 mulheres passaram pelo atendimento da equipe multidisciplinar da Prefeitura de Vila Velha e do Instituto Psicologia para Todos. Os serviços ficaram disponíveis na Praça Otávio Araújo, em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha, para mulheres de todo o estado.

Esta edição da Semana Justiça pela Paz em Casa também teve uma novidade, o ônibus passou a contar com um sistema de plantão, que permitiu que o número do processo a ser trabalhado no sistema fosse gerado no momento do atendimento, agilizando o encaminhamento ao setor de distribuição do Juízo de Vila Velha para redistribuição às Varas.

Na última quinta-feira (22), a juíza da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES, Hermínia Maria Azoury, que está a frente das atividades da Semana, também recebeu a visita da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal da Prefeitura de Vila Velha, que foi instituída este ano, e vem somar forças às demais instituições nas ações de prevenção à violência contra a mulher.

Além disso, na manhã desta sexta-feira (23), a Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES fez uma ação no Terminal de Jardim América, em Cariacica, com a distribuição de material educativo fornecido pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES e esclarecimento de dúvidas sobre violência doméstica.

Comarca de Aracruz também promoveu ação durante a Semana Justiça pela Paz em Casa

A 1ª Vara Criminal de Aracruz desenvolveu uma ação que resultou na condenação de 17 pessoas pela prática de crime de estupro de vulnerável. As sentenças foram proferidas nesta semana. O juiz Tiago Fávaro Camata também contou que foram sentenciados outros cinco processos envolvendo crimes no âmbito da Lei 11.340/06, como lesão corporal e ameaça.

Além disso, foram decretadas 21 prisões preventivas em virtude de crimes de estupro de vulnerável e uma prisão preventiva decorrente dos crimes de lesão corporal e ameaça. Ainda durante o período, as Polícias Civil e Militar realizaram uma operação conjunta, que resultou no cumprimento de 10 mandados de prisão referentes ao crime de estupro de vulnerável e 01 mandado de prisão referente ao crime de estupro.

Vitória, 23 de agosto de 2019

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br